Ouvindo...

Times

Varejo tem boas expectativas para segundo semestre; congresso em BH discute desafios do setor

O Congresso Infovarejo da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL-BH) reuniu cerca de 600 pessoas

Acontece nesta quarta-feira (23), em Belo Horizonte, o Congresso Infovarejo da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL-BH), considerado o maior congresso de varejo de Minas Gerais. Este ano, o evento discute as oportunidades e desafios para tornar as relações entre as empresas e os consumidores mais personalizados, melhorando a experiência de consumo.

A ideia do congresso, segundo o presidente da CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva, é apresentar aos varejistas soluções e ferramentas práticas em diversas áreas para que os empreendedores consigam alavancar os negócios. Quando se pensa no consumidor, o evento é essencial para alavancar as vendas e a experiência do cliente.

“Esse evento traz muita capacitação e conhecimento para empreendedores, e cada vez que um empreendedor tem mais capacitação e qualificação, o consumidor é muito mais bem contemplado. O empreendedor consegue ter produtos de qualidade com preços acessíveis e com formas de pagamentos diferenciadas. O que nós estamos fazendo aqui hoje é trazer capacitação, conhecimento e relacionamento, além de uma feira com soluções para os negócios. Então é isso que precisamos, movimentar cada vez mais o setor produtivo para que a gente possa buscar mais geração de emprego e melhoria de renda das famílias”.

Além de trazer soluções para o varejo e incentivar o relacionamento entre empreendedores, o congresso da CDL trouxe uma discussão sobre os impactos dos empreendimentos na comunidade e preservação do meio ambiente.

“Em pequenas ações a gente pode contribuir para as comunidades, principalmente esse lado ambiental. O lado ambiental é muito importante estarmos atentos, nós estamos vendo grandes mudanças no mundo acontecendo. Pequenas ações, como aproveitar o material, reciclar, fazer plantios de árvore, incentivar as pessoas a fazerem isso, são essenciais. É importante que esses empreendedores já venham com essa cultura de produzir coisas para que a gente possa fazer melhor para o mundo”, comenta Marcelo de Souza e Silva

Na quinta edição o Infovarejo da CDL espera reunir mais de 600 pessoas, entre elas: empresários, CEOs, diretores e executivos de variados segmentos varejistas.

Expectativas do comércio

Segundo o presidente da CDL, Marcelo Souza e Silva, as expectativas do comércio são positivas para o segundo semestre de 2023, com a baixa dos juros e maior geração de emprego.

“A gente tá vendo alguns bons movimentos na macroeconomia, então a gente teve tem a inflação diminuindo, a gente tem os juros já numa sinalização de cair, esses são bons cenários, a gente está vendo a empregabilidade crescendo, o endividamento diminuindo. Acho que o segundo semestre, que tem é datas fortes de venda, como a Black Friday ou Natal, movimente ainda mais o comércio e serviços. A gente tem uma expectativa muito boa de crescimento e a gente acha que pode crescer até dois pontos, comparado com o ano passado”.

Itatiaia no Infovarejo

Apesar de ser um evento voltado para varejistas e empreendedores, o Infovarejo também possui um grande impacto para a comunidade e consumidores. É o que destaca o presidente da Itatiaia, Diogo Gonçalves, que acredita que a troca de informações é essencial para o desenvolvimento econômico e social.

“Tudo é um ecossistema só. O cliente está nos ouvindo e fornecedor está nos ouvindo, e tudo retoma para o mesmo ambiente, esse ecossistema econômico das oportunidades que a gente tem. Eu sou fã de informação, eu digo sempre que quem detém informação detém o poder, e com informação a gente gerar oportunidade, e com oportunidade a gente gera uma o melhor entrega de conteúdo para o nosso ouvinte, e um melhor conteúdo para o nosso cliente”.

O evento focou, ainda, na importância da tecnologia para o desenvolvimento de empreendimentos, e como as relações entre cliente e varejista vem sendo impactadas pelas redes sociais, e-commerce e as multi-plataformas digitais.

“É um evento que traz vários insights para o negócio Itatiaia, esse novo momento que a gente vive de multi-plataforma digital, de estar em todos os lugares, da rádio cada vez mais relevante na vida das pessoas, de um portal, de redes sociais, de todo esse ambiente que a gente lida com a informação o tempo todo, é preciso saber como informar e como chegar no público”, ressalta Diogo Gonçalves.

Com colaboração do repórter André Vasconcelos

Leia mais