Ex-PM e segurança pessoal do bicheiro Rogério de Andrade é preso no Rio

Suspeito estava foragido desde 2022 e tinha alerta vermelho da Interpol; prisão ocorreu no Recreio dos Bandeirantes.

Ex-PM e segurança pessoal do bicheiro Rogério de Andrade é preso no Rio

Foi preso nesta quinta-feira (8) o ex-chefe de segurança do bicheiro Rogério de Andrade, no Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Civil, o suspeito estava foragido desde 2022 e tinha alerta vermelho da Interpol. Ele foi capturado na Comunidade do Terreirão, no bairro Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste da capital fluminense.

O homem foi identificado como Daniel Rodrigues Pinheiro, ex-subtenente da Polícia Militar do Rio de Janeiro. De acordo com as investigações, Daniel era responsável por coordenar o pagamento mensal de cerca de R$ 210 mil a uma rede formada por aproximadamente 40 seguranças particulares.

Ele estava escondido no imóvel onde foi localizado e preso. Ainda conforme a polícia, o ex-PM também monitorava áreas de atuação da contravenção e planejava ações contra grupos rivais.

Contra Daniel Rodrigues Pinheiro, foi cumprido mandado de prisão pelos crimes de organização criminosa, extorsão, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

Quem é Rogério de Andrade?

Rogério é sobrinho de Castor de Andrade, um dos nomes mais conhecidos da contravenção carioca, ele assumiu os negócios da família após a morte de Castor de Andrade, em 1997.

O bicheiro dividiu a herança de Castor com o filho do bicheiro, Paulo Roberto de Andrade, que morreu um ano após o pai, e com o ex-cunhado, Fernando Iggnácio, assassinado a tiros em um heliponto, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, em 2020. Rogério foi investigado como mandante dos dois crimes.

Desde os homicídios dos parentes, Rogério de Andrade passou a ser o único herdeiro do império de Castor, que inclui diversas empresas, escola de samba e exploração do jogo do bicho, com máquinas caça-níqueis, bingos e cassinos em toda a Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Há alguns anos, Rogério de Andrade vive uma guerra declarada contra Bernardo Bello, alvo de operação do Ministério Público no início do mês de março, e por quem é descrito como uma pessoa violenta. Além disso, essa nova cúpula do bicho tem outros nomes, como Adilson Coutinho Oliveira Filho, o Adilsinho, herdeiro de uma família de bicheiros da Baixada Fluminense, e Vinicius Drumond, filho de Luizinho Drumond, morto em 2020, que controlava pontos de jogo na Zona da Leopoldina.

Na disputa violenta por pontos de jogo, Rogério de Andrade foi um dos alvos. Em um atentado, em 2010, explosivos foram colocados dentro do carro onde o bicheiro estava. O filho do contraventor, Diogo de Andrade, que dirigia o veículo, não sobreviveu. Rogério teve ferimentos no rosto.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.

Ouvindo...