Chuva em Teófilo Otoni (MG): teto de hospital é destruído e pacientes são retirados às pressas

Apesar do susto, a administração municipal informou que ninguém ficou ferido e que a prefeitura trabalha para a reconstrução da unidade de saúde

Pacientes foram pegos de surpresa e foram retirados do local

Pacientes de um hospital de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, se assustaram com a força da chuva que alagou quartos da unidade de saúde nessa segunda-feira (21). O temporal gerou mais de 50 de ocorrências e deixou 30 famílias desalojadas e outras 16 desabrigadas, de acordo com prefeito da cidade, Daniel Sucupira (PT), que decretou estado de emergência.

“Dois dos nossos hospitais foram afetados: o Hospital Municipal Raimundo Gobira e o Hospital Bom Samaritano. Nesse, parte do telhado foi deteriorado. Tivemos que realocar, as pressas, pacientes leitos hospitalares”, contou. Apesar do susto, Daniel disse que ninguém ficou ferido e que a administração municipal trabalha para a reconstrução da unidade de saúde.

Entre as outras ocorrências estão: pontos de alagamentos, riscos de desabamentos e quedas de árvores. “Uma chuva destruiu veículos, prédios públicos e residências. Ficamos com a impressão que um furacão passou pela cidade. Eu, como prefeito em dois mandatos consecutivos, nunca havia visto uma situação como essa”, disse.

Nas imagens que circulam nas redes sociais, é possível identificar o quão intensa foi a chuva. O teto do plenário da Câmara Municipal cedeu e diversos bairros ficaram sem energia elétrica. “Várias ruas ficaram totalmente interditadas”, descreveu o prefeito.

As aulas, na maioria das escolas, precisaram ser suspensas hoje. As famílias prejudicadas foram acolhidas pelo município e levadas para o Serviço Social do Comércio (Sesc) da cidade. A prefeitura criou um gabinete de crise. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Copasa e a Polícia Militar (PM) atuam na cidade.

A chuva e granizo e a ventania também atingiram a cidade vizinha Itambacuri. Por lá, vários galhos de árvores ficaram caídos na BR-116, tamanha foi a força da chuva. Nas duas cidades, não há registros, por enquanto, de desabrigados ou ferido por conta da tempestade de ontem.

Jornalista formado pela Universidade FUMEC com ênfase em Gestão de Crises Institucionais. Na Itatiaia desde 2017, cobriu grandes eventos ligados à Igreja Católica, como a beatificação da mineira Isabel Cristina Mrad Campos e a morte do Papa Emérito Bento XVI, em 2022. Além de repórter, é produtor e editor do programa “Café com Notícia”
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...