Biólogos botânicos descobriram uma nova espécie de planta em Monte Azul, no Norte de Minas Gerais. Segundo o Governo de Minas Gerais, a planta pertence o gênero Chionanthus (Oleaceae) e possui um fruto parecido com a azeitona tradicional.
A nova planta foi nomeada como Chionanthus monteazulensis Zavatin & Lombardi. Ela é caracterizada por possuir cálices muito pequenos, corolas com quatro lobos e pétalas em pares, dois estames e frutos drupáceos.
A descoberta aconteceu durante uma expedição científica realizada por uma equipe de biólogos botânicos. Danilo Alvarenga Zavatin, Roberto Baptista Pereira Almeida e Renato Ramos fazem parte do grupo de pesquisa que colabora com o Plano de Ação Territorial para conservação de espécies ameaçadas de extinção do Espinhaço Mineiro. O programa é coordenado pelo
“Considero a descoberta dessa espécie como um presente da cidade de Monte Azul, pois em minha primeira visita à cidade, foi justamente a primeira planta que encontrei. A princípio eu não sabia o que era, pois não consegui relacionar com nada conhecido, o que já me deixou em alerta”, disse o pesquisador Danilo Alvarenga Zavatin, em nota publicada na Agência Minas.