O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) emitiu um alerta sobre golpes sendo aplicados em Belo Horizonte e Região Metropolitana de criminosos que se passam por fiscais do Inmetro com o intuito de extorquir dinheiro das vítimas oferecendo serviços e produtos a preços abusivos.
Os golpistas batem nas portas das casas e se apresentam, usando uniforme e crachás, afirmando que precisam realizar uma fiscalização das instalações do gás de cozinha das residências, com o intuito de checar se há vazamentos. Eles orientam a troca das mangueiras e oferecem aos clientes os produtos com preços mais altos que os encontrados no mercado, além de ameaçar multar os moradores caso não realizem a troca.
O órgão informa que os fiscais só são encaminhados para estabelecimentos industriais e estabelecimentos comerciais, e não atuam em residências e que o Ipem-MG não vende produtos de qualquer natureza.
Denuncie
O Ipem-MG sugere à população que, em caso de visitas desses falsos fiscais, denuncie imediatamente à Polícia Militar e, posteriormente, registre o fato na Ouvidoria do Ipem-MG, por meio do formulário Fale Conosco disponível no site, pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br ou pelo telefone 08000 335 335.
Ipem-MG
O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), vinculado à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), atua na fiscalização de instrumentos de medição, como balanças, taxímetros, bombas de combustíveis, pré-embalados de certificação compulsória (brinquedos, pneus, preservativos) e veículos tanque transportadores de cargas perigosas.