Ouvindo...

Região metropolitana de BH apresenta maior aumento mensal do IPCA no país

O aumento da inflação na região metropolitana tem como principal responsável a alta de preços de habitação e energia elétrica

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

A Região Metropolitana de Belo Horizonte apresentou o maior aumento mensal do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no Brasil em junho, com alta de 0,31%. No país, a variação do mês foi de -0,08%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por outro lado, a variação do IPCA acumulada da região metropolitana de BH nos últimos 12 meses foi de 2,54%, colocando-se como o sétimo menor resultado no país, que teve um acúmulo de 3,16%.

Seis grupos na região metropolitana de BH apresentaram inflação, são eles: Habitação (3,49%), Despesas Pessoais (0,76%), Vestuário (0,40%), Comunicação (0,13%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,10%) e Educação (0,04%). Outros três grupos apresentaram deflações: Alimentação e Bebidas (-0,92%), Transportes (-0,26%) e Artigos de Residência (-0,24%).

O aumento no grupo de habitação foi o principal responsável pelo índice geral de junho, tanto em BH quanto no país como um todo. O resultado se deve, especialmente, pelo aumento da energia elétrica residencial, que teve um reajuste de 14,69% no fim de maio. Também houve um aumento de 2,84% no preço de condomínio.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.