Ouvindo...

Pode gear em Belo Horizonte neste inverno? Meteorologista explica

Geada atingiu Maria da Fé, Caldas, Poços de Caldas e Monte Verde nesta semana

Geada ocorre com frequência em Maria da Fé, no Sul de Minas

Cidades do Sul de Minas, como Maria da Fé, Caldas e Camanducaia (no distrito de Monte Verde) registraram geada nesta semana. O fenômeno meteorológico é caracterizado pelas baixas temperaturas. Mas pode gear nas regiões mais frias de Belo Horizonte neste inverno? O meteorologista Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), diz que não. “Desconheço ocorrência de geada em Belo Horizonte, mas já tivemos temperatura de 3 ºC”.

A geada é a formação de uma fina camada de gelo sobre superfícies, como plantas, decorrente do congelamento do orvalho. Em casos extremos, pode matar a vegetação, causando prejuízos a agricultores.

“A geada é um fenômeno meteorológico que ocorre em baixas temperaturas, geralmente próximas de zero grau ou abaixo de zero. E pode ser de intensidade fraca, moderada e forte. A geada forte se dá quando a temperatura atinge valores negativos”, explica Claudemir.

O meteorologia destaca que a ocorrência de geada em Minas é comum na região da Serra Mantiqueira, no Sul de Minas, especialmente no inverno. “Entretanto, ocorre também em outras áreas do Sul, a exemplo de regiões próximas a Caldas, Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso, São Lourenço e também no Alto Paranaíba , além do Campo das Vertentes”, diz.

Claudemir esclarece que a ocorrência de geada em outras regiões do estado pode acontecer em casos de eventos extremos e fortes de massas de ar frio polar. “Até mesmo regiões do Oeste mineiro, como Bambuí e Pompéu , ocorre em condições de massas de ar frio muito intensa, o que tivemos no ano passado”, cita.

Perdeu força

Ainda conforme Claudemir, o final de semana não deve ter registro de geada em Minas, uma vez que há previsão de elevação da temperatura. “Porém, não se descartam, ainda durante este período de inverno, novos episódios de geada no Sul de Minas Gerais”, pontua.

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.