Ouvindo...

Escolas municipais de BH vão receber campanha de vacinação para crianças de até cinco anos

Agentes de saúde vão visitar as escolas municipais para atualizar o cartão de vacina das crianças e dos trabalhadores das unidades

Para receber a vacina as crianças precisam de um termo de autorização e estar portando o cartão de vacina

A partir desta quarta-feira (5), a Prefeitura de Belo Horizonte vai iniciar a aplicação de vacinas em escolas municipais das nove regionais da capital, em crianças de 6 meses a 5 anos e trabalhadores das unidades. O objetivo da ação é atualizar o cartão de vacina da população.

Ao público infantil, serão ofertados os imunizantes da poliomielite (paralisia infantil), sarampo, rubéola, caxumba, varicela, febre-amarela, meningite, covid-19 e gripe. Já para os adultos estarão disponíveis doses contra a gripe, meningite e covid-19. A PBH esclarece, ainda, que os imunizantes podem ser aplicados no mesmo momento, sem nenhum impedimento.

Para que as crianças recebam os imunizantes, é preciso uma autorização dos pais ou responsáveis, que devem assinar um termo de autorização que vai ser distribuído nas escolas. Neste documento, é possível informar, ainda, se a criança possui contraindicação a algum imunizante e se está fazendo o uso de medicamentos. Além disso, é essencial que as crianças estejam com o cartão de vacina no dia da ação, assim como os trabalhadores das unidades.

As vacinas continuam disponíveis nos 152 centros de saúde de Belo Horizonte, que podem ser procurados para regularizar a situação vacinal. Os endereços completos das unidades, assim como horários de funcionamento, podem ser verificados no portal da Prefeitura.