O
Nessa edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a universidade mineira vai ofertar 6.552 vagas em 87 cursos de graduação em Belo Horizonte e Montes Claros.
O Sisu desse ano conta com uma novidade: podem se inscrever candidatos que realizaram a prova do ENEM nas edições de 2023, 2024 ou 2025. Ou seja, agora é possível se candidatar para uma vaga usando notas até das três últimas edições do Enem.
O Sisu 2026 começa a receber inscrições no dia 19 de janeiro e encerra o prazo de candidaturas no dia 23 do mesmo mês.
Como funciona o Sisu?
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Ministério da Educação que seleciona estudantes para vagas em universidades e institutos públicos de ensino superior em todo o país e usa como base para isso a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Após a divulgação do resultado do exame, o candidato se inscreve gratuitamente pela internet e pode escolher até duas opções de curso, indicando a instituição e o turno desejados. Durante o período de inscrições, é possível acompanhar diariamente as notas de corte e alterar as escolhas conforme a concorrência. Ao final, o sistema classifica automaticamente os candidatos de acordo com o desempenho no Enem e os critérios de cada curso, como pesos das provas e políticas de ações afirmativas, convocando os selecionados para matrícula.
Caso o estudante não seja classificado na dita chamada regular, ainda é possível aguardar uma vaga na lista de espera e o Sisu realiza novas chamadas de selecionados. Os candidatos que optam por essa alternativa preenchem vagas de desistentes ou desclassificados nas etapas posteriores.
Para se inscrever e acompanhar as etapas de seleção, basta acessar o
Edições anteriores
Na edição de 2025 do Sisu, a UFMG registrou 84.651 candidatos na disputa pelas 6.512 vagas ofertadas nos seus 85 cursos de graduação, 2.404 a mais do que em 2024. Agora com a possibilidade de se inscrever com notas de edições anteriores, a expectativa é de que o Sisu seja mais acirrado e a Universidade receba mais candidaturas.
Quais os cursos mais procurados?
Segundo a UFMG, no Sisu do ano anterior, os cursos com maior número de inscrição foram, respectivamente, Medicina, Psicologia, Direito e Biomedicina.
- Medicina/integral:
38.789 inscrições
nota de corte, na modalidade de ampla concorrência, de 812,48 pontos
- Psicologia/diurno:
14.975 inscrições
nota de corte de 761,90
- Direito/noturno
12.762 inscrições
nota de corte de 758,56
- Direito/diurno
11.957 inscrições
nota de corte de 773,02
- Biomedicina/noturno
10.764 inscrições
nota de corte de 759,40
Ainda de acordo com dados divulgados pela universidade mineira, das 281.016 inscrições, 39,2% foram na modalidade de ampla concorrência, e 60,8%, na de reserva de vagas por cotas afirmativas.
Cronograma Sisu 2026
Inscrição no Sisu: 19 a 23 de janeiro
Divulgação do resultado da chamada regular pelo MEC: 29/1
Manifestação de interesse em participar da lista de espera: 29/1 a 2/2
Divulgação do resultado do Sisu pela UFMG: 2/2
O Sisu no Brasil
Nesse ano, o Sisu cresceu ao redor do país. A edição de 2026 terá 136 instituições de ensino superior e oferta de 7.388 cursos em 593 municípios disponíveis. Ao todo, são 274.876 novas vagas em cursos de graduação gratuitos de instituições públicas de educação superior.
O número representa um crescimento de 5% em relação ao Sisu 2025, com 1.097 vagas a mais ofertadas nesta edição.
Vestibular seriado UFMG
Em 2026, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) inaugurou um novo formato de oferta de vagas na instituição. O processo inédito, vestibular seriado, recebeu 45.571 candidatos.
Esse novo modelo de seleção não acontece em uma única etapa: as provas serão aplicadas ao longo de três anos, uma a cada série do ensino médio.
Segundo o pró-reitor de Graduação da UFMG, Bruno Teixeira, o novo processo funciona como uma via complementar ao Enem, que continua sendo a principal porta de entrada para os cursos de graduação da universidade. A iniciativa amplia as chances de ingresso, especialmente para estudantes que ainda estão cursando o ensino médio, incluindo alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“A UFMG busca promover um processo seletivo inclusivo e acessível, especialmente para estudantes de escolas públicas, que representam a maioria das matrículas no estado. Nosso foco não é conteudista, mas sim estimular a formação crítica, reflexiva, ética e cidadã.”