Ouvindo...

Funcionários denunciam infestação de ratos em escola de Betim, na Grande BH

A comunidade escolar denuncia a omissão do poder público; Secretaria Municipal de Educação nega

Escola Municipal Bento Machado, em Betim

A presença de ratos preocupa funcionários e alunos da Escola Municipal Bento Machado, no bairro Santo Antônio, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo relato de pessoas que procuraram a Itatiaia, os roedores estão, inclusive, na cantina e em meio aos alimentos servidos às crianças do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

“As funcionárias da cantina já tinham passado a informação para a direção de que quando chegam de manhã encontram bosta de rato por todos os cantos. Uma delas teve que jogar papéis higiênicos fora porque estavam com mijo de rato”, disse uma funcionária, que preferiu não se identificar.

Segundo a denúncia, a instituição já tomou conhecimento do cenário e a direção se comprometeu a solicitar uma dedetização. “Mas, até então, nada foi feito. Fomos proibidas de fazer qualquer comentário”, acrescentou.

Ouça a matéria completa

O problema já se arrasta há cerca de dois meses, e os funcionários alegam que a direção e a secretaria de educação do município tem sido omissos.

Líder comunitário da Vila Bemge, Joanir Martins Coelho contou que até o Ministério Público já foi acionado.

“Todos os dias, eles matam um ou dois ratos na cantina. O pessoal da Secretaria Municipal de Educação já foi informado e foi omisso. Não interditaram a escola para dedetização. Por isso, acionei o Ministério Público, fiz uma denúncia lá contra a prefeitura”, disse.

O que diz a prefeitura

Em nota, a Secretaria de Educação e a Vigilância Sanitária de Betim afirmou desconhecer a informação de infestação de ratos na Escola Municipal Bento Machado.

Confira na íntegra a nota enviada pelo órgão.

“A Secretaria Municipal da Educação, a Vigilância Sanitária e o Conselho Municipal de Alimentação Escolar desconhecem a informação de infestação de ratos, assim como as demais denúncias citadas, na Escola Municipal Bento Machado. Ainda assim, uma equipe do Conselho se deslocou novamente, na manhã desta quinta (29), à referida unidade escolar para mais uma averiguação de todas as instalações do espaço. Na visita não foi constatada quaisquer intercorrências ou irregularidades referentes a lixo, sujeira ou infestação de animais peçonhentos.

É importante ressaltar que todas as unidades da rede são acompanhadas e recebem ações de limpeza e capina constantemente. Os serviços de dedetização também estão em dia em todas as escolas municipais. Na manhã de segunda-feira (26), equipes de limpeza urbana da prefeitura percorreram toda a parte externa da escola para a retirada de lixo e entulho. Sobre isso, a prefeitura ressalta que espera a contribuição da população no descarte adequado de resíduos para que vias e equipamentos públicos permaneçam limpos”.

Ana Luiza Bongiovani é jornalista e também graduada em direito. É repórter da Itatiaia.