Ouvindo...

Herói de Cambé: fisioterapeuta de 62 anos se passou por policial e rendeu atirador no Paraná

Um ex-aluno de 21 anos entrou no colégio e disparou contra alunos e funcionários; um casal morreu durante o ataque

O homem entrou na escola e rendeu o atirador alegando ser policial

Joel de Oliveira, fisioterapeuta de 62 anos, ficou conhecido como ‘herói de Cambé' após um ato de coragem que terminou na prisão de um atirador que entrou no Colégio Estadual Helena Kolody, no Paraná, e matou dois estudantes nesta segunda-feira (19).

O homem, que trabalha em uma clínica próxima à escola, ouviu os gritos e os barulhos de tiros vindos do local e decidiu arriscar a própria vida para tentar salvar alunos e funcionários durante o ataque.

Em suas redes sociais, Joel relatou que não tinha o objetivo de ‘aparecer’, apenas de evitar que o pior acontecesse. “Entrei na escola para tirar as crianças, e me deparei com o meliante”, explica.

Na ocasião, o senhor encontrou o atirador e gritou ao suspeito que era policial. Assustado, o ex-aluno se rendeu e deitou no chão. Em seguida, o fisioterapeuta o imobilizou até a chegada da Polícia Militar. Em suas redes sociais, Joel agradeceu por todas as mensagens de carinho e valorização recebidas após a ação.

Relembre o caso

Nesta segunda-feira (19), um jovem de 21 anos invadiu a escola armado e disparou contra os alunos. A ação resultou na morte de Karoline Verri Alves, 17 anos, e do namorado dela, Luan Augusto, de 16.

Segundo informações do secretário de Segurança Pública do Paraná, o atirador estudou no colégio em 2014 e sofreu bullying. Com isso, ele teria comprado a arma há cerca de um mês e estaria pesquisando como realizar um atentado.

Nesta terça-feira (20), um homem de 21 anos foi preso por suspeita de ajudar a organizar o ataque a escola.

A motivação do ataque ainda não foi esclarecida. As investigações da Polícia Civil seguem em andamento.

Procurada pela Itatiaia, a Secretaria de Segurança Pública do Estado enviou a seguinte nota:

“O Governo do Paraná informa que um ex-aluno entrou armado no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, na manhã desta segunda-feira (19), alegando que solicitaria o seu histórico escolar. Segundo as informações iniciais, houve um episódio de violência, uma aluna morreu e outro aluno foi baleado e está internado. O governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou luto oficial de três dias e lamentou profundamente o ocorrido. Os secretários de Segurança Pública e da Educação estão a caminho da cidade. O ex-aluno já foi detido e encaminhado para Londrina”.

Formado em Jornalismo pelo UniBH, em 2022, foi repórter de cidades na Itatiaia e atualmente é editor dos canais de YouTube da empresa.