Policiais federais cumpriram 14 mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (20) em uma operação que investiga crimes na área da saúde em Ubatuba, no litoral de São Paulo. Foram apreendidos motos, carros de luxo e documentos. Não foram expedidos mandados de prisão pela Justiça.
Segundo a polícia, os crimes investigados são fraudes em licitações e associação criminosa, que podem render pena de nove a 19 anos de prisão aos investigados, em caso de condenação. A estimativa da PF é de que o esquema causou prejuízo de R$ 11 milhões aos cofres públicos.
Mais de 60 policiais cumpriram os mandados em Ubatuba, São Paulo, São Bernardo do Campo, Mogi das Cruzes, Tanabi, Barretos, São João da Boa Vista, e em Angra dos Reis (RJ). Entre os endereços, está a Prefeitura de Ubatuba, onde documentos foram apreendidos.
A PF informou que a investigação começou em janeiro do ano passado, após análises em licitações que tiveram a participação da Secretaria de Fazenda de Ubatuba. Conforme a polícia, houve irregularidades como fraudes na compra de materiais, em contratações de prestadores de serviços e na compra de itens destinados ao combate ao coronavírus.
A Prefeitura de Ubatuba informou que está auxiliando a investigação e que o Executivo havia determinado a apuração do caso.