Vendedores ambulantes se reúnem, nesta terça (20), para discutir o credenciamento para o Carnaval de 2024 e eventuais parcerias para o evento. O encontro está marcado para às 18h, na Rua Mucuri, 271, no Bairro Floresta, na região Leste de Belo Horizonte.
“Nossa reunião contará com presença de vários trabalhadores e trabalhadoras ambulantes e convidados para discutir a pauta Carnaval 2024 e a forma de credenciamento, que não está correto. Precisamos mudar”, disse Adjailson Severo, presidente da Associação dos Trabalhadores Ambulantes de Belo Horizonte. Cerca de 250 trabalhadores devem participar da reunião.
De acordo com o sindicato, foram convidados a participar da reunião representantes da Prefeitura de BH, da Superintendência Regional do Trabalho de MG, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e do Sindicato dos Pipoqueiros.
A Prefeitura de Belo Horizonte informou, por meio da assessoria de imprensa, que nenhum dos secretários citados pelo representante dos ambulantes foi convidado pela categoria para participar da reunião. Os secretários de Segurança Pública, Cultura e Belotur não vão participar do evento.
Histórico
Em 2023, o número de vendedores ambulantes que se cadastraram para trabalhar durante o Carnaval foi de 16.117 pessoas. Um crescimento de, aproximadamente, 10% em relação à edição de 2020, em que foram registrados 14.694.
Cerca de 27% delas buscaram o registro pela primeira vez. Sobre o perfil demográfico, a média de idade dos inscritos é de 42 anos, sendo que 41% deles têm entre 30 e 45 anos. Entre os cadastrados, 45,7% se identificam como do gênero masculino, 41,2% como feminino e 13,1% não responderam.
A credencial deste ano permitiu a venda de bebidas e objetos entre os dias 4 e 26 de fevereiro. Comercializar alimentos, bebidas em garrafas de vidro e bebidas alcoólicas para menores de 18 anos é estritamente proibido.
*Correção: A versão inicial desta matéria informava que os ambulantes se reuniriam com a Belotur. Porém, a informação foi negada pela Prefeitura. A matéria foi atualizada com a informação da Prefeitura.