O Ministério do Trabalho e Emprego realiza operações e fiscalizações de combate ao trabalho infantil no país. Em 2023, mais de mil crianças foram resgatadas de trabalho infantil, em Minas o número chega a 54 entre abril e junho, sendo o terceiro maior índice do país.
De acordo com informações do órgão, os jovens encontrados tinham idades entre 8 e 17 anos, que são prontamente removidos da situação, que é proibida no país, além de terem quitados seus direitos trabalhistas.
Os adolescentes com idade a partir de 14 anos são encaminhados para programas de aprendizagem, onde recebem qualificação profissional e experiência prática em ambiente de trabalho seguro e protegido, com a garantia de direitos trabalhistas e previdenciários, prevenindo o seu regresso ao trabalho infantil e evitando a evasão escolar.
Comparação
De acorodo com o Ministério do Trabalho e Emprego, entre os meses de abril a junho foram afastadas 416 crianças e adolescente de condições ilegais de trabalho.
Minas Gerais somou 54 menores resgatados no período, sendo o terceiro maior número entre os estados brasileiros. Confira o ranking
Mato Grosso do Sul - 124
São Paulo - 60
Minas Gerais - 54
Espírito Santo - 39
Pernambuco - 38
Rio de Janeiro - 28
Roraima - 23
Ceará - 19
Alagoas - 19
Goiás - 12