A morte de um homem em situação de rua, no bairro Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo (SP), está sendo investigada pela Polícia Civil. A suspeita é de que ele tenha morrido em decorrência de hipotermia. A vítima, encontrada na terça-feira (13), ainda não foi identificada.
A madrugada de terça teve temperatura média na casa de 15ºC, conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
O caso foi divulgado pelo padre Julio Lancelotti, que atua no atendimento de pessoas em situação de rua em São Paulo. Ele disse em uma publicação nas redes sociais que o homem foi colocado para fora de um abrigo às 7h, sem cobertor.
A Prefeitura de São Paulo explicou que o caso está sob investigação policial e que, sem a identificação da vítima, não dá para apurar o histórico de atendimento na rede municipal.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) informou que o homem foi encontrado morto por volta das 8h e que uma investigação foi aberta pelo 16º Distrito Policial, na Vila Clementino.
O padre também tinha informado, em 30 de maio, a morte de duas pessoas em situação de rua decorrentes do frio. No dia 5 deste mês, outro caso foi registrado na capital paulista, segundo ele.
São Paulo tem cerca de 53 mil pessoas em situação de rua, conforme dados do Cadastro Único (CadÚnico), enquanto as vagas para acolhimento chegam a 23 mil.