Ouvindo...

Vídeo: encontro reúne 60 cães da raça Golden Retriever em BH; veja imagens

Encontro reuniu patrocinadores e teve parceria de empreendedores do mercado pet local

Encontro promoveu socialização dos cães e reuniu empreendimentos do mercado pet

Cerca de 60 cães da raça Golden Retriever participaram de um encontro no bairro Santa Lúcia, na região entro-Sul de Belo Horizonte, na tarde deste sábado (27). O evento, que ocorreu em um restaurante do bairro contou com o apoio de patrocinadores e empreendimentos locais, além da presença de um veterinário e um adestrador para dar dicas aos tutores.

À frente do encontro, o casal Antonella e Wilson Carvalho lideram iniciativas pet-friendly, sendo a principal delas no restaurante que possuem — o Fazendinha. Tutora do Golden “IPhone”, ela detalhou ter planejado o encontro por oito meses.

O intuito era criar um espaço para acolhimento de tutores da raça. No restaurante foram montadas barracas para a venda de comidas naturais, picolés e rações para os cães. Também haviam estandes com um veterinário para dicas, além de representantes de um hotel para cães e de um plano de saúde animal.

O local mais badalado do evento, entretanto, foi a pista de adestramento cercada, onde os cães podiam ser soltos para brincar em piscina de bolinhas, cama elástica e túnel. Um adestrador também caminhou pelo local interagindo com os cães e dando dicas aos tutores.

“São vários parceiros, que acreditaram. Nosso objetivo é fortalecer os pequenos produtores. A gente tem o pessoal ali que prepara picolés para cachorros, biscoitos com ingredientes naturais... É importante fortalecer...”, detalha Antonella.

Crescimento do mercado pet

O mercado pet está em ascensão no país. Na capital mineira, desde março, restaurantes, bares e padarias podem solicitar à Prefeitura um selo que permite a entrada e a permanência de animais domésticos.

Antonella celebra a decisão da prefeitura e conta que muitos clientes procuram locais em que podem levar seus animais. Ela pretende no futuro, inclusive, promover encontro de outras raças.

“O mercado pet não para de crescer. Antigamente nós não víamos divulgação de encontros, mas, agora, as famílias estão tornando os cães membros da família. No comércio é importante ceder esse espaço. A família quer sair no domingo e levar o cachorro. É muito importante essa relação”, pontua.

Socialização é importante para cães

Adestrador de cães, Augusto participou do encontro com cães da raça Golden Retriever e citou que eventos como esse são importantes para a saúde dos animais.

“A socialização é muito importante. Inclusive, em alguns países é obrigatório no mínimo dois passeios por dia, como na Alemanha. A gente deve pensar no bem-estar dos animais”, indica.

A advogada Fernanda Luiza Lages, tutora da Golden Ivi, de 2 anos, concorda com o adestrador e afirma que ficou surpresa em ver como o comportamento da cadela mudou com o estímulo da socialização.

“Estou surpresa com ela. A Ivi é muito antissocial e ela está tranquila aqui. Ela está gostando demais de interagir, não avançou em ninguém e está achando o máximo. Com esses encontros percebi que a gente fica muito mais informado, acabei de encontrar ali um hotelzinho que têm uma dinâmica muito bacana com os cachorros, e eu sempre tive muito medo de deixá-la hospedada em algum lugar”.

Veja fotos e vídeos do encontro: