Um homem de 32 anos suspeito de estuprar o sobrinho de 11 anos em Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, foi preso pela Polícia Civil mineira em Belo Horizonte. O suspeito estava foragido há dois anos e meio.
Segundo a investigação, o suspeito era casado com a tia da vítima, e se aproveitou desta proximidade para cometer o crime, em 2020. Em dezembro daquele ano, a Justiça cearense expediu um mandado de prisão preventiva contra o suspeito, que fugiu e estava foragido desde então.
Após trocas de informações entre as Polícias Civis dos dois estados, o suspeito foi localizado na última quinta-feira (25) e detido por policiais do Departamento Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) no bairro Tirol, na região do Barreiro. O delegado mineiro Guilherme Catão ressalta como os abusadores se aproveitam da proximidade familiar para fazer suas vítimas.
“Não há um perfil do abusador, uma vez que quase sempre são pessoas do convívio familiar ou ambiente social da vítima. Por isso, devemos nos ater ao bem-estar das crianças e dos adolescentes; estarmos atentos a qualquer sinal de mudança de comportamento ou lesões físicas que surjam inesperadamente. Daí a grande importância de uma rede de proteção que envolva a família, colegas, amigos, escola”
O suspeito foi detido e deve ser transferido para o sistema prisional cearense em breve. Enquanto isso, os delegados mineiros investigam se ele também cometeu crimes sexuais contra crianças e adolescentes aqui em Minas.