Ouvindo...

Blitz Rádio Vivo: motorista não para ônibus mesmo com a sinalização de falha nos freios

Passageira filmou ônibus da linha 83D (São Gabriel) com alerta sonoro e luz acesa para problema nos freios

Painel do ônibus alerta para a falha nos freios

Painel do ônibus mostra um alerta de falha nos freios, um alerta sonoro assusta passageiros, e motorista continua a corrida normalmente. A Blitz Rádio Vivo desta quarta-feira (24) mostra a denúncia de uma passageira do 83D (São Gabriel) que filmou a situação durante o trajeto.

Na segunda-feira (22), a recepcionista Luana Cristina dos Santos voltava do trabalho e embarcou no 83D, no centro de BH, com destino à Estação São Gabriel. Por volta de 18h30, ela se assustou com um apito vindo da frente do veículo. Ao procurar na cabine do motorista, viu que o painel estava com luzes amarelas alertando que o veículo deveria parar imediatamente devido a uma falha nos freios.

“O ônibus não poderia estar circulando, provavelmente saiu da Estação com esse problema e poderia ter causado um acidente bem grave”, reclama.

A propósito, problemas nos freios são apontados como uma das causas de batidas na capital. Como a Itatiaia vem acompanhando, vários ônibus foram tirados de circulação nesta semana em Belo Horizonte por falta de manutenção e com pneus carecas.

Confira o vídeo:
Viagem não pode seguir

O presidente do Sindicato dos Rodoviários de Minas Gerias, Paulo César da Silva , explica que os profissionais são orientados pela entidade a não prosseguir ou mesmo não iniciar uma viagem quando o veículo apresentar algum problema. " Chama logo a empresa, que ela substitui o veículo da linha”, diz. Silva reforça que a Prefeitura e BHTrans precisam fazer a vistoria nas garagens para que os veículos com problemas nem comecem a circular”, disse.

Respostas da PBH e do Setra

A Prefeitura de Belo Horizonte informou por meio de nota que os agentes da BHTrans fazem operações constantes, em portas de garagem e também ao longo dos itinerários das linhas do sistema de transporte coletivo municipal. Elas são realizadas em portas de garagem e também ao longo dos itinerários das linhas, e que todas irregularidades são punidas com as autuações e multas previstas no contrato.

A reportagem entrou em contato com o Setra-BH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte) que informou que está apurando junto a sete empresas diferentes que operam a mesma linha do Move. Caso, sejam comprovadas as irregularidades, a empresa pode sofrer sanções. A recomendação do Setra-BH, segundo a nota, é que identificada qualquer irregularidade, o motorista deve parar o ônibus e fazer o transbordo dos passageiros para um veículo que esteja em condições.

Fabiano Frade é jornalista na Itatiaia. Cobre as pautas de cidades e geral, com dedicação especial à Central de Trânsito. Antes da rádio de Minas, passou pela Rádio Band News FM e também pela BTN, onde cobriu o trânsito para várias rádios de BH e Brasília.