O Procon de Minas Gerais multou um banco digital em R$696 mil por descumprimento do Sistema de Bloqueio de Telemarketing. O sistema, gerenciado pelo órgão, tem uma lista de telefones de consumidores que se cadastraram para não receber ligações ou mensagens com conteúdo de marketing.
Os consumidores, entretanto, denunciaram ao Procon que o Banco Pan estaria desrespeitando a lista antimarketing de forma reiterada. Um processo administrativo foi instaurado e comprovou que a empresa praticou marketing direto ativo para números bloqueados.
Segundo o Procon, a atitude da empresa “se vale de sua condição de superioridade econômica, causando, consequentemente, prejuízo ao consumidor”.
Por meio de nota, o Banco Pan afirmou que “tem como compromisso a constante melhoria na experiência dos seus clientes, tanto nos produtos e serviços ofertados, como em seus canais de atendimento e operações realizadas por parceiros” e que, por isso, “reforça sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais”.
O banco pode recorrer.