Ouvindo...

Prefeito de BH anuncia a construção de seis novos Centros de Saúde; veja em quais regiões

Investimento de R$ 60 milhões vai beneficiar mais de 77 mil moradores da capital mineira; bairros beneficiados ainda não foram confirmados

Novos Centros de Saúde devem beneficiar mais de 77 mil pessoas

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), anunciou na tarde desta quinta-feira (18) que a prefeitura vai construir seis novos Centros de Saúde na capital mineira. De acordo com o chefe do Executivo, as novas unidades devem ficar prontas até o final de 2024.

Em uma publicação no Twitter, Fuad informou que o investimento será de R$ 60 milhões e deve beneficiar mais de 77 mil moradores. A capital mineira deve fechar o próximo ano com 56 novos Centros de Saúde construídos em Parceria Público-Privada (PPP), 13 a mais do que o previsto no contrato, segundo o prefeito.

Confira em quais regiões de Belo Horizonte serão construídos os novos Centros de Saúde:

  • Barreiro (duas unidades)

  • Pampulha (duas unidades)

  • Leste (uma unidade)

  • Pampulha (uma unidade)

O prefeito ainda não confirmou em quais bairros estarão localizados os Centros de Saúde e quando as obras começam. “Este é o resultado do trabalho intenso de valorização da saúde, que para nós é inegociável”, afirmou Fuad Noman.

Foco nos postos de saúde

Em entrevista ao Itatiaia Agora desta quinta-feira (18), o novo secretário de Saúde de Belo Horizonte, Danilo Borges, afirmou que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital precisam ser mais “acolhedoras” para que o sistema de Saúde desafogue. Para ele, os postos precisam “dizer mais sim” aos pacientes, para evitar que eles procurem ajuda em outras unidades e sobrecarreguem o sistema.

“Temos que priorizar os casos mais urgentes nas UPAs, mas também tratar os menos urgentes nas Unidades Básicas de Saúde. A UBS precisa ser mais acolhedora, falar menos ‘não’ e mais ‘sim’. Muitas vezes ela não fala ‘não’ por uma questão dela, mas pela estrutura que precisamos dar a ela para que a UBS possa falar mais ‘sim’.”

Confira a entrevista completa do secretário de Saúde de Belo Horizonte, Danilo Borges:

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.