O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), anunciou na tarde desta quinta-feira (18) que a prefeitura vai construir seis novos Centros de Saúde na capital mineira. De acordo com o chefe do Executivo, as novas unidades devem ficar prontas até o final de 2024.
Em uma publicação no Twitter, Fuad informou que o investimento será de R$ 60 milhões e deve beneficiar mais de 77 mil moradores. A capital mineira deve fechar o próximo ano com 56 novos Centros de Saúde construídos em Parceria Público-Privada (PPP), 13 a mais do que o previsto no contrato, segundo o prefeito.
Confira em quais regiões de Belo Horizonte serão construídos os novos Centros de Saúde:
Barreiro (duas unidades)
Pampulha (duas unidades)
Leste (uma unidade)
Pampulha (uma unidade)
O prefeito ainda não confirmou em quais bairros estarão localizados os Centros de Saúde e quando as obras começam. “Este é o resultado do trabalho intenso de valorização da saúde, que para nós é inegociável”, afirmou Fuad Noman.
Foco nos postos de saúde
Em entrevista ao Itatiaia Agora desta quinta-feira (18), o novo secretário de Saúde de Belo Horizonte, Danilo Borges, afirmou que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital
“Temos que priorizar os casos mais urgentes nas UPAs, mas também tratar os menos urgentes nas Unidades Básicas de Saúde. A UBS precisa ser mais acolhedora, falar menos ‘não’ e mais ‘sim’. Muitas vezes ela não fala ‘não’ por uma questão dela, mas pela estrutura que precisamos dar a ela para que a UBS possa falar mais ‘sim’.”
Confira a entrevista completa do secretário de Saúde de Belo Horizonte, Danilo Borges: