A Prefeitura de Betim na região metropolitana de Belo Horizonte começou a distribuir absorventes para pessoas que menstruam e vivem em situação de vulnerabilidade sociail. Serão contempladas, mensalmente, entre 3.500 e 4 mil pessoas entre mulheres, homens transgênero, pessoas não binárias e pessoas intersexo.
A distribuição de absorventes higiênicos será realizada de forma mensal. “O programa está sendo lançado, gradativamente, em todos os Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município, mas as pessoas já procurar o seu Cras de referência para fazerem a solicitação”, destaca nota municipal.
Os absorventes serão distribuídos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através do programa Integridade Menstrual.
“A iniciativa prevê a distribuição gratuita, em todas as regiões da cidade, de absorventes higiênicos a pessoas que menstruam”, detalha a prefeitura.
Para terem direito ao benefício social, é necessário que as pessoas pertençam a famílias de baixa renda com estudantes matriculados em escolas da rede pública de ensino; pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade social extrema; pessoas em situação de pobreza, incluindo mulheres que estão em fase puerperal; e pessoas que cumprem medidas socioeducativas.
“Além do acesso à informação, é importante garantir essa dignidade com a distribuição gratuita de absorventes, possibilitando mais bem-estar, confiança e autoconhecimento durante o ciclo às pessoas que menstruam”, acrescenta a vice-prefeita de Betim, Cleusa Lara.