Ouvindo...

Igreja Anglicana de Nova Lima (MG) acompanha coroação do rei Charles III e lembra tradição inglesa da cidade

Imigração inglesa no século XIX marca tradições em Nova Lima até os dias de hoje

Igreja foi construída em 1911 com vitrais ingleses

Nove mil quilômetros separam Nova Lima de Londres, onde Charles Philip Arthur George, de 74 anos, será coroado rei Charles III neste sábado (6). Apesar da distância continental, a cidade da Grande BH está mais perto da capital da Inglaterra do que se imagina.

Fundada em 1701, Nova Lima ainda guarda influências recebidas dos ingleses, que chegaram na região na década de 1830 para trabalhar em minas de ouro. Por isso, a confirmação de Charles III no trono é acompanhada de maneira especial por parte da população, como os seguidores da Igreja Anglicana da cidade. Construído em 1911 com material importado do Reino Unido, o templo que hoje é a Paróquia de São João Batista terá programação especial neste fim de semana.

“Durante o ofício de domingo, que começa às 9h30, estaremos em oração. Mencionaremos o rei Charles III, a rainha Camila e os integrantes da família real. Também teremos a oração pelo arcebispo de Canterbury, pela Igreja da Inglaterra e demais igrejas anglicanas do Reino Unido”, explica o reverendo Robert Correa, de 45 anos.

Celebrações em inglês

Uma vez por mês, o som do órgão encanta os frequentadores da paróquia. O instrumento foi feito com tubos ingleses e encomendado nos anos 1930 pela Saint John Del Rey Mining Company, em comemoração pelos 100 anos da chegada dos ingleses em Nova Lima. O vitral da igreja também atravessou o Atlântico, uma doação do engenheiro-chefe da empresa.

“Em 2019, o órgão foi restaurado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura e afinado. O próprio templo foi construído pelos ingleses. Naquele momento, a paróquia era um departamento da companhia de mineração, frequentada por ingleses e suas famílias. Ainda hoje temos descendentes de ingleses aqui”, conta o reverendo.

Um dos aspectos trazidos por eles foi a fé. Até a década de 1970, as celebrações da Igreja Anglicana em Nova Lima eram em inglês, e só então passaram a acontecer em língua portuguesa.

“A coroação de um rei é importantíssima para a Igreja da Inglaterra e também tem o seu significado para comunhão das igrejas anglicanas. Esperamos que se mantenham os laços do Reino Unido com o Brasil”, aponta.

Influência na cultura de Nova Lima

O reverendo Robert Correa destaca que influência britânica na história da cidade vai muito além da religião. Ainda hoje é possível ver casas de estilo inglês na região.

“Os ingleses tiveram papel fundamental no desenvolvimento do município. Não apenas na fé anglicana, mas também na culinária e em outros aspectos. Temos monumentos que fazem parte do chamado Circuito Inglês, como o Bicame, a Casa Grande, Clube das Quintas, o cemitério dos ingleses (e a Lagoa dos Ingleses)”, enumera. “São vários aspectos que marcam nosso município e nossas tradições”.

Para muitos moradores, a influência inglesa está presente até linguagem - e na palavra mais conhecida do ‘mineirês’. Alguns brincam que o tradicional ‘uai’ tem origem no ‘why’ inglês. Já o bolo (cake) inspirou a receita mineira com frutas chamada de ‘queca’.

“Temos vários especialistas em preparar a queca. Sempre mencionamos a importância de quem chega em Nova Lima ter o prazer de saborear a queca, que é um bolo com frutas de sabor maravilhoso”, lembra o reverendo.

História

O povoado de Campos de Congonhas, que depois viraria Nova Lima, foi estabelecido no século XVIII com a descoberta das primeiras minas. A região da Mina de Morro Velho começou a ser explorada em 1725. Um século depois, em 1834, foi adquirida pela mineradora inglesa Saint John Del Rey Mining Company, responsável pela chegada de famílias inglesas à região de Nova Lima.

Igreja anglicana

A Igreja Anglicana foi fundada no século XVI, pelo rei Henrique VIII, que não obteve permissão do Vaticano para casar de novo. Segundo o reverendo Robert Correa, estas são as principais diferenças entre as Igrejas Anglicanas e a Igreja Católica:

  • São várias igrejas anglicanas e cada uma tem sua autonomia. No catolicismo, a administração é unificada pelo Vaticano;

  • Vivência do clero: bispos, reverendos e leigos anglicanos podem se casar e constituir família, e não seguem o celibato como os sacerdotes católicos;

  • Nas igrejas anglicanas, as mulheres podem ser ordenadas e realizar funções oficiais.

Enzo Menezes é chefe de reportagem do portal da Itatiaia desde 2022. Mestrando em Comunicação Social na UFMG, fez pós-graduação na Escola do Legislativo da ALMG e jornalismo na Fumec. Foi produtor e coordenador de produção da Record e repórter do R7 e de O Tempo
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.