A partir de terça-feira (2), toda a população de Belo Horizonte acima de 18 anos que já tenha recebido pelo menos duas doses do imunizante contra a Covid-19 poderá procurar um Centro de Saúde da capital para receber uma
A ampliação do público alvo foi feita mediante a uma determinação do Ministério da Saúde. Entretanto, a Prefeitura de Belo Horizonte esclareceu que não possui imunizantes o suficiente para toda a população.
Atualmente, de acordo com dados da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, a cidade possui cerca de 104 mil doses da vacina bivalente. O público ampliado, de 19 a 59 anos, corresponde a cerca de 1,2 milhão de pessoas. Isso significa, portanto, que a PBH possui menos de 9% das doses necessárias para vacinar toda a população.
Esses dados, inclusive, não contam com a população acima de 60 anos, que já foi convocada para receber o imunizante. Entretanto, apenas 33% deste público já procurou um centro de saúde para se imunizar, o que significa que um público superior a 1,2 milhão de pessoas ainda precisa receber a dose.
Após o anúncio do aumento do público, na última terça-feira, o secretário da saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, afirmou que o Governo de Minas Gerais vai solicitar novas doses ao executivo federal para distribuição no estado.