Ouvindo...

PBH inicia vacinação bivalente contra Covid-19 para público acima dos 18 anos na próxima semana

Apesar do anúncio, a PBH também informou que não dispõe de estoque suficiente para vacinar todo o público acima de 18 anos

Idosos e pessoas com comorbidade já podiam receber dose de vacina bivalente contra a covid-19

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou que vai começar a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 para pessoas acima de 18 anos a partir da próxima terça-feira (2).

Até esta sexta-feira (28), o imunizante ficará disponível apenas para idosos acima de 60 anos e pessoas com 12 anos ou mais que sofrem com comorbidades, imunossupressão, além de grávidas e mulheres que deram a luz em até 40 dias, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, indígenas e quilombolas. Até o momento, apenas 33% deste público já procurou um Centro de Saúde para se vacinar.

Falta de doses

Apesar do anúncio, a PBH também informou que não dispõe de estoque suficiente para vacinar todo o público acima de 18 anos. Descontando o número de pessoas já convocadas anteriormente, cerca de 1,2 milhão de pessoas devem procurar os Centros de Saúde para a vacina na próxima semana. A prefeitura, entretanto, dispõe de apenas 104 mil doses.

O secretário da saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, publicou um vídeo comentando a nova determinação do Ministério da Saúde de que todo o público acima de 18 anos receba a dose bivalente contra a Covid-19. Segundo o secretário, o Governo de Minas Gerais vai solicitar novas doses ao executivo federal para distribuição no estado.

Quem pode tomar a vacina bivalente

Uma nova determinação do Ministério da Saúde ampliou a vacinação da dose bivalente para maiores de idade que já tenham recebido pelo menos duas doses monovalentes, como a Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. Além disso, é preciso respeitar um intervalo de quatro meses da última dose para receber o novo imunizante.