Ouvindo...

Raiva Humana é confirmada em idoso no Leste de Minas

Paciente permanece internado após apresentar quadro de confusão mental

Imagem ilustrativa

Um idoso de 60 anos foi diagnosticado com raiva humana, em Mantena, região Leste de Minas. Caso foi confirmado nesta quinta-feira (27) pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. O paciente permanece internado após apresentar um quadro de confusão mental, no último dia 7 de abril.

A confirmação da raiva humana foi feita através de exame realizado por um laboratório referência nacional, seguindo protocolo do Ministério da Saúde. O caso segue sendo monitorado pela Secretaria de Estado de Saúde.

O paciente cria gado e teve contato com um bezerro que apresentava um comportamento atípico e salivação excessiva.

“O homem achou que o animal estava engasgado e introduziu as mãos/braço em sua cavidade oral, na tentativa de desengasgá-lo. Dias depois, o mesmo apresentou piora do quadro e foi tomada a decisão de sacrificá-lo e incinerá-lo. Tal decisão foi tomada no intuito de evitar possível disseminação da doença a outros animais”, relata comunicado do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Governador Valadares (CIEVS Regional-GV).

A secretaria municipal de saúde de Mantena havia anunciado a vacinação de pessoas que tiveram contato próximo com o paciente e também a imunização e o bloqueio dos animais em um raio de 12 km.

Na última segunda-feira (24), uma equipe especializada do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da regional de Governador Valadares (MG), realizou uma força-tarefa na zona rural do município, com o objetivo de controlar a população de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue), da espécie “desmodus rotundus”. O mamífero é o principal transmissor da raiva animal, uma zoonose perigosa e letal.

Segundo a Prefeitura de Mantena, a equipe do IMA vistoriou propriedades rurais, casas e cavernas. Os agentes também orientaram alguns produtores rurais sobre a doença, e a vacinação dos bovinos que deve ser realizada anualmente.