Um idoso de 60 anos foi diagnosticado com raiva humana, em Mantena, região Leste de Minas. Caso foi confirmado nesta quinta-feira (27) pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. O paciente permanece internado após apresentar um quadro de confusão mental, no último dia 7 de abril.
A confirmação da raiva humana foi feita através de exame realizado por um laboratório referência nacional, seguindo protocolo do Ministério da Saúde. O caso segue sendo monitorado pela Secretaria de Estado de Saúde.
O paciente cria gado e teve contato com um bezerro que apresentava um comportamento atípico e salivação excessiva.
“O homem achou que o animal estava engasgado e introduziu as mãos/braço em sua cavidade oral, na tentativa de desengasgá-lo. Dias depois, o mesmo apresentou piora do quadro e foi tomada a decisão de sacrificá-lo e incinerá-lo. Tal decisão foi tomada no intuito de evitar possível disseminação da doença a outros animais”, relata comunicado do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Governador Valadares (CIEVS Regional-GV).
A secretaria municipal de saúde de Mantena havia anunciado a vacinação de pessoas que tiveram contato próximo com o paciente e também a imunização e o bloqueio dos animais em um raio de 12 km.
Na última segunda-feira (24), uma equipe especializada do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da regional de Governador Valadares (MG), realizou uma força-tarefa na zona rural do município, com o objetivo de controlar a população de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue), da espécie “desmodus rotundus”. O mamífero é o principal transmissor da raiva animal, uma zoonose perigosa e letal.
Segundo a Prefeitura de Mantena, a equipe do IMA vistoriou propriedades rurais, casas e cavernas. Os agentes também orientaram alguns produtores rurais sobre a doença, e a vacinação dos bovinos que deve ser realizada anualmente.