O alto número de desistências nas teleconsultas tem preocupado as autoridades de saúde de Belo Horizonte. Cerca de 26% dos pacientes que fazem os agendamentos não comparecem e nem desmarcam as consultas, deixando-as ociosas. Segundo a Secretaria de Saúde, desde 15 de abril, das 500 consultas agendadas, 130 foram desperdiçadas por pessoas que não compareceram ao atendimento.
De acordo com o gerente da rede ambulatorial especializada da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, Mateus Figueiredo, este cenário gera grandes prejuízos para a comunidade. “Há principalmente o prejuízo assistencial, porque a pessoa que marca, não entra para o teleatendimento e também não cancela, tira o direito de uma outra pessoa que, de fato, está precisando da consulta”, informa.
Além disso, Mateus explica que também há o prejuízo financeiro, porque a equipe médica que é contratada para atuar nesses períodos continuam sendo pagas mesmo quando ficam ociosas. "É um profissional que fica parado enquanto pagamos pelo serviço dele”, explica.
As teleconsultas foram uma medida tomada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para diminuir a pressão no sistema de saúde devido ao aumento nos números de casos de Dengue, Chikungunya, e Zica e de doenças respiratórias.
Aumento nos dias disponíveis para teleconsultas
A partir desta quarta-feira (26), o órgão ampliou os dias disponíveis para teleconsultas no Sistema Único de Saúde da Capital. Além dos atendimentos que acontecem nas segundas-feiras e terças-feiras, agora, os belo-horizontinos também poderão marcar consultas para as quartas-feiras e quintas-feiras.
*Com informações de Júlio Vieira
(Sob supervisão de Lara Alves)