Ouvindo...

Covid: Governo de Minas vai solicitar novas doses da vacina bivalente para ampliar público, afirma secretário

Ministério da Saúde anunciou ampliação da vacina para maiores de idade que já tenham recebido pelo menos duas doses monovalentes

Idosos e pessoas com comorbidade já podiam receber dose de vacina bivalente contra a covid-19

O secretário da saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, publicou um vídeo comentando a nova determinação do Ministério da Saúde de que todo o público acima de 18 anos receba a dose bivalente contra a Covid-19. Segundo o secretário, o Governo de Minas Gerais vai solicitar novas doses ao executivo federal para distribuição no estado.

Nesta segunda-feira, a Prefeitura de Belo Horizonte havia divulgado nota afirmando que a capital não possui doses suficientes para a distribuição da vacina para o novo público alvo, e que aguardava a distribuição do imunizante. Ainda segundo a PBH, há a disponibilidade de profissionais e insumos necessários para aplicação da dose bivalente assim que a vacina chegar à capital.

Quem pode tomar a vacina bivalente

Uma nova determinação do Ministério da Saúde ampliou a vacinação da dose bivalente para maiores de idade que já tenham recebido pelo menos duas doses monovalentes, como a Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. Além disso, é preciso respeitar um intervalo de quatro meses da última dose para receber o novo imunizante.

“É muito importante dizer que a Covid ainda existe e está circulando muito, especialmente agora no período sazonal. Essa dose aumenta e muito a eficácia da resposta imunológica, especialmente contra óbitos e internações. Então, vamos solicitar novas doses ao Ministério da Saúde para que a gente consiga ter esses estoques restabelecidos com esse novo público-alvo definido”, afirma o secretário da saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti.