Ouvindo...

Empresário faz ‘caixinha da passagem’ para ajudar funcionários após aumento da tarifa em BH

Em tom humorado, dono de bar reclama do reajuste, pede mais ônibus no período noturno e diz que vai precisar desembolsar mais de R$ 1.600 a mais por mês para pagar pelo transporte da equipe

Em vídeo bem humorado, empresário faz “caixinha da passagem” para ajudar a pagar transporte dos funcionários

O reajuste da passagem de ônibus de Belo Horizonte, que passa a custar R$ 6 no próximo domingo (23), vai impactar milhares de passageiros que usam o serviço diariamente. Enquanto alguns vão diminuir o consumo de pão e leite para dar conta do aumento de quase 35%, um empresário da capital decidiu usar o humor e foi além: ele fez uma “caixinha da passagem” para pedir doações para os seus clientes.

Em um vídeo bem humorado publicado na internet, Pedro Henrique Oliveira, proprietário da Slod Experience, criticou a Prefeitura de Belo Horizonte e disse que os empresários vão sofrer para pagar o transporte dos funcionários

“A gente faz tudo com tanto carinho e aí o querido prefeito de BH coloca a passagem a R$ 6. Eu tenho funcionário aqui que vai ganhar mais em passagem do que em salário. Seis reais uma passagem. Agora tenho que vender mais joelho de porco para pagar a passagem.”

Em entrevista à reportagem, o empresário, conhecido como PH, disse que decidiu usar o lado divertido para comentar a situação, mas lamenta que o reajuste represente um gasto adicional de mais de R$ 1.600 por mês. PH também pede mais ônibus rodando no horário noturno na capital e afirma que não é contra o aumento, mas pede que haja contrapartidas.

“Vai dar R$ 18 mil a mais por ano. Eu poderia dar esse dinheiro para os funcionários. Além disso, não tem muito transporte noturno. Quem funciona até tarde precisa arcar com transporte por aplicativo para os funcionários. Esse é um problema que afeta eu e muitos empresários amigos. Se for melhorar o serviço, pode aumentar.”

O empresário conta que alguns clientes já colocaram “várias moedas e notas de R$ 2” na caixinha da passagem e até fizeram Pix, mas a iniciativa não passa de uma brincadeira para movimentar o perfil do estabelecimento nas redes sociais.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) informou à reportagem que não deseja se posicionar sobre o ocorrido. A Itatiaia entrou em contato com a prefeitura e aguarda retorno.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.