Ouvindo...

Posto de Saúde do Barreiro tem dois enfermeiros agredidos em três dias: ‘mata-leão e faca no pescoço’

Ocorrências foram registradas pela Patrulha SUS, da Guarda Municipal de Belo Horizonte

Agressões foram registradas no posto da Vila Pinho em três dias

O posto de Saúde da Vila Pinho, localizado na região do Barreiro de Belo Horizonte, registrou duas agressões contra técnicos em enfermagem em um intervalo de três dias. As duas ocorrências foram atendidas pela Patrulha SUS, da Guarda Municipal de Belo Horizonte. Em um dos casos, uma paciente com câncer, de 33 anos, deu um mata-leão e colocou uma faca no pescoço de um técnico de enfermagem, de 45 anos.

A ocorrência mais recente foi registrada na manhã dessa segunda-feira (18), quando uma paciente, de 40 anos, acertou dois socos no braço de uma técnica de enfermagem, de 57, dentro da sala de vacina da unidade de saúde. Mesmo após as agressões, ela foi atendida, vacinada e, logo após, fugiu do local.

Já na última sexta-feira (14), a mulher, que trata de um câncer, deu um mata-leão e pressionou uma faca de serra na garganta do técnico de enfermagem.

Conforme o boletim de ocorrência, o profissional segurou a mão da agressora e se jogou para frente. Em seguida, outros profissionais da unidade seguraram a paciente e tiraram a faca das mãos dela.

Aos guardas municipais, a paciente disse que sempre vai ao posto, faz tratamento contra um câncer, mas ninguém do posto a ajuda. Ela recebeu voz de prisão e foi levada para a delegacia de plantão.

Os dois casos foram registrados por câmeras de segurança da unidade.

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte confirmou as agressões e disse que o atendimento foi suspenso na segunda-feira (17). “Por conta das situações de violência, os atendimentos na unidade foram suspensos e os usuários foram orientados sobre a remarcação de consultas. Cabe ressaltar que, para garantir a segurança no local, a unidade conta com sistema de monitoramento de alarme com câmeras e imagens captadas pelo Centro Integrado de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH)”.

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.