Psicólogos e assistentes sociais da Secretaria Estadual de Educação receberão capacitação sobre conflitos escolares. O curso “Educação Democrática e Inclusiva através da CNV na Construção da Mediação Escolar” é voltado exclusivamente para os profissionais do Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE).
As aulas se iniciam na próxima quarta-feira (12), e são realizadas às quartas e quintas-feiras. O curso se estende até o início do mês de maio.
A ação é realizada pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e faz parte do projeto Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc), que é uma das metas do Termo de Cooperação Técnica (TCT) firmado pela Defensoria e a Secretaria Estadual de Educação (SEE-MG).
No total, participarão cerca de 440 profissionais, divididos em duas turmas. A transmissão será online, via Microsoft Teams.
Esta etapa da formação tem ênfase na Comunicação Não-Violenta como instrumento para melhorar o diálogo entre os atores da escola. O curso também pretende instrumentalizar os profissionais para lidar com conflitos escolares e incentivar a paz coletivamente.
Matéria sob supervisão de Luis Otávio Peçanha