Em Contagem, mutirões de limpeza percorrem todas as regiões da cidade para combater focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue e chikungunya. A ação está sendo intensificada e agora chega aos bairros Alvorada e Maracanã, no Distrito Sanitário Sede; e na Vila Pérola, no Distrito Ressaca.
Serão contemplados mais de 6.000 imóveis, localizados em 81 quarteirões. O recolhimento do lixo e objetos será feito pelo caminhão na quarta-feira (12/4), a partir das 8h. Os moradores devem separar os materiais descartados na véspera, na terça-feira (11).
Os moradores devem descartar os resíduos que acumulam água, como garrafas, vasos sanitários, bacias, tambores, pneus, vasilhas, entre outros. Entulhos, eletrodomésticos, poda de árvore e móveis velhos não serão levados no mutirão de combate à dengue.
Desde o mês de fevereiro, cerca de 25 toneladas de lixo já foram recolhidas pela Prefeitura nos mutirões de limpeza.
Os casos notificados de dengue no município aumentaram em 40% até agora, em relação a todo o ano de 2022, e os de chikungunya em mais de 1200%. As áreas do mutirão são definidas de acordo com os casos notificados nos distritos.
A programação da Prefeitura prevê, a cada semana, mutirões de limpeza nas áreas críticas de proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor das arboviroses dengue, zika e chikungunya. Ações de mobilização e conscientização também estão sendo realizadas em toda a cidade.
A Prefeitura de Contagem reforça a importância de a população também fazer a sua parte.
Matéria sob supervisão de Luis Otávio Peçanha