O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (10) a campanha de vacinação contra a gripe. Em Belo Horizonte, a campanha iniciou a primeira etapa na última terça-feira (4) e é focada em vacinar públicos prioritários. A partir de hoje, a vacina estará disponível em 152 postos de saúde na capital mineira.
A vacina da Gripe é trivalente, ou seja, imuniza contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e vírus influenza B. O programa tem o objetivo de reduzir as complicações, as internações e as mortes devido à infecções provocadas pelo vírus da influenza.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar até o dia 31 de maio 90% do público prioritário, o que significa cerca de 81,8 milhões de pessoas.
Em Belo Horizonte, a Secretaria de Saúde está priorizando idosos a partir de 80 anos, população acamada, residentes nas instituições de Longa Permanência, gestantes e puérperas, imunossuprimidos, trabalhadores de saúde que atuam nos Centros de Saúde, UPAs e Hospitais e trabalhadores que da saúde que atuam em clínicas, consultórios, farmácias, ambulatórios e laboratórios da capital.
Leia também:
Prefeitura amplia vacinação de trabalhadores da saúde contra covid-19 e gripe Covid-19: BH amplia a vacinação de bebês e crianças nesta segunda (13); veja locais Confira os locais para vacinação contra gripe em Belo Horizonte nesta segunda (3)
A lista de grupos prioritários definida pelo Ministério da Saúde é diferente da primeira lista divulgada pela Prefeitura de Belo Horizonte. De acordo com a Secretaria de Saúde Municipal, os outros grupos não contemplados nesta primeira etapa serão convocados ao longo das próximas semanas.
Na capital, os trabalhadores da saúde poderão receber a vacina nos locais onde trabalham. As pessoas acamadas precisam ter feito o cadastro
Confira os endereços das regionais onde serão disponibilizadas as vacinas.
(Sob supervisão de Enzo Menezes)