Ouvindo...

Remédios têm aumento de mais de 5% a partir deste sábado em Minas

Aproximadamente 10 mil medicamentos disponíveis no mercado terão valores reajustados

Imagem ilustrativa

Os preços dos remédios vão sofrer reajuste a partir deste sábado (1º) em Minas Gerais. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma), a alta é estimada em 5% para cerca de 10 mil medicamentos disponíveis no mercado.

“Essa alta ela acontece sempre no mês de abril. Nós temos essa alta sendo corrigida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e a expectativa está em 5.6. Mas, alguns medicamentos podem aumentar um pouco mais, se comprovar que tem uma defasagem maior por matéria-prima, por exemplo”, explica o Sindicato.

De acordo com a resolução, publicada no Diário Oficial da União, as empresas não podem vender os remédios a preços superiores aos determinados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed). Terão de dar ampla publicidade aos preços em veículos de grande circulação e deverão manter à disposição dos consumidores a lista atualizada de preços dos medicamentos.

O reajuste ocorre anualmente, a partir de 31 de março, pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed).

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) recomenda que consumidor deve pesquisar em sites ou lojas físicas para encontrar remédios com descontos e promoções, além disso deve denunciar quem estiver comercializando com preços abusivos.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.