A fotógrafa belorizontina Paula Beltrão venceu o maior concurso de fotografia de parto do mundo, o Annual Birth Photography Image Competition, recebendo os prêmios de Imagem do Ano, Melhor em Foto Documentário, Melhor em Detalhes do Nascimento, e Good Awards. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (31).
Paula conta que atua com ênfase na fotografia de parto há dez anos e escolheu este segmento como ‘uma missão’. “Queria levar, ao maior número possível de pessoas, através de belas imagens, outra visão do nascer. Uma visão de respeito e amor”, explica.
O prêmio tem formato parecido com o Oscar com diversas categorias, todas avaliadas por um júri composto por fotógrafos profissionais especializados em registros de parto. O vencedor é premiado com um selo que o reconhece como referência em sua área.
O parto registrado nas fotografias premiadas de Paula aconteceu em 2022. A médica teria dito a Paula que o bebê estava empelicado e que a bolsa estava íntegra e que tentaria fazer a retirada do bebê daquela forma.
“O bebê foi se espreguiçando ainda dentro da bolsa e por isso a foto é tão impactante. Mostra a força da natureza. O bebê literalmente entendendo que está nascendo, com a expressão serena o que me permitiu fazer este registro tão especial”, lembra.
A mineira conta que já fotografou mais de mil partos, mas que cada experiência é única. “Me sinto muito privilegiada de ser escolhida para registrar o momento mais íntimo e importante da vida de tantas famílias. Estar na ambiência de parto é ter a certeza da força e poder da natureza”, completa.
Paula conta que descobriu nesta madrugada que venceu o concurso e não escondeu a emoção pelo reconhecimento.
"É algo extremamente gratificante, dentre profissionais do mundo inteiro e milhares de fotos você ser eleita como a vencedora. É uma sensação única de muita alegria. Tenho ainda mais certeza que escolhi a profissão certa ao qual me dedico muito”, celebra.