Ouvindo...

Trânsito de veículos de carga será restrito no acesso à Serra da Piedade

A decisão, que envolveu diversos órgãos municipais e estaduais, pretende proteger o patrimônio ambiental e cultural da serra

O trecho da AMG-1235, que começa no portão do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, se tornou alvo de polêmica

Veículos de carga vão ter restrição de trânsito na Rodovia AMG-1235, no acesso ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, na Serra da Piedade.

A decisão foi tomada em acordo entre a Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo de Caeté, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA).

Participaram da reunião, também, a Coordenadoria Estadual das Promotorias de Justiça de Habitação e Urbanismo (CEPJHU) e a Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte. O acordo foi mediado pelo Centro de Autocomposição de Conflitos do MPMG (COMPOR) e pela Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos do Estado de Minas Gerais (CPRAC).

A ideia é proteger o meio ambiente e patrimônio cultural da Serrado do Curral, em Caeté, e revolve uma ação judicial que havia sido proposta pela Mitra Arquidiocena. Além da restrição de trânsito, serão criadas áreas de estacionamento adequadas e estabelecido o controle de acesso à localidade.