Um dia depois do lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação, pelo governo federal, a Prefeitura de Belo Horizonte anunciou que vai escalonar a imunização no município contra a covid-19, priorizando idosos com mais de 80 anos e imunossuprimidos. O Executivo municipal culpou o Governo de Minas por repassar uma quantidade insuficiente de imunizantes.
Nesta primeira etapa, idosos com mais de 70 anos de idade e pessoas com alto grau de imunosupressão receberão dose da vacina Pfizer Bivalente, que protege também contra a variante Ômicron do coronavírus e suas sub-variantes.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, há 221 mil idosos nesta faixa etária e mais 12 mil pessoas imunossuprimidas que se encaixam nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. No entanto, o município alega que recebeu apenas 72 mil doses da vacina.
Vacina Bivalente em Belo Horizonte
Com a decisão pelo escalonamento na vacinação, a Prefeitura de Belo Horizonte convoca idosos com mais de 80 anos de idade e imunossuprimidos para receberem a dose da vacina Pfizer Bivalente. A vacinação será expandida conforme a adesão do público convocado.
“O compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte é avaliar diariamente o número de vacinados, ou seja, a adesão do público convocado, para verificar se, mesmo sem o recebimento de novas remessas, será possível ampliar a vacinação para novos grupos”, afirma a PBH em nota oficial.
Ainda conforme o comunicado, a prefeitura diz estar em contato com o Ministério da Saúde para receber uma nova remessa de vacina “que permita o chamamento de toda a faixa etária a partir de 70 anos”.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde, que informou que todas as doses recebidas do Ministério da Saúde foram distribuídas até dia 24/2 e que aguarda novas remessas do Ministério.
“Cabe reforçar que a aquisição de doses é feita pelo Ministério da Saúde, que as repassa as secretarias estaduais, responsáveis pela distribuição aos municípios na sequência. Até o momento, a SES-MG recebeu cerca de 1 milhão de doses, sendo todas as doses distribuídas às regionais, conforme os critérios do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Em Minas Gerais, o público estimado para a Fase 1 da vacinação com a bivalente é de 1.900.000", explicou a SES-MG.
Por fim, a Secretaria informou que as doses chegam de forma escalonada para que seja possível armazenar de forma segura. E que “cabe à esfera municipal realizar a coordenação e a execução das ações de vacinação, sendo responsável pela operacionalização da vacinação nos seus territórios”.