Ouvindo...

Metroviários de Belo Horizonte citam Lula em manifestação grevista: ‘prometeu não privatizar’

Greve da categoria começou em 14 de fevereiro e não tem data para terminar

Greve da categoria começou em 14 de fevereiro e não tem data para terminar

Os metroviários que estão de greve manifestaram, na manhã desta sexta-feira (24), em Belo Horizonte, no Parque São Gabriel, região Nordeste, e citaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, quando eleito, afirmou que as privatizações iriam “acabar no país.” Os trabalhadores do metrô está de greve desde o dia 14 de fevereiro.

A presidente do Sindicato dos Metroviários de MG (Sindimetro), Alda Santos, disse que o objeto da manifestação é chamar a atenção do Governo Federal que, segundo ela, ainda não chamou a categoria para negociar.

“A intenção desse ato é pra dizer o seguinte, que estamos a dez dias de greve e até o presente momento o Governo Federal não chamou a gente pra negociar. Muitas portas foram abertas, promessas foram feitas, mas nenhuma foi cumprida. E a intenção desse ato é justamente este, é fazer uma manifestação pra que a gente possa ser lembrado, ser visto, e a gente precisa sentar pra fazer uma negociação pra decidir o destino dos 1.600 empregados.”

O sindicato afirma que está preocupado com o destino dos funcionários, todos concursos, após a privatização.

“Todos os empregados são concursados e, como tal, têm o direito ao cargo público. A gente quer uma resposta do Governo Federal de como vai ficar essa nossa situação nossa. Estamos nessa luta desde 2019 e até o presente momento o sindicato não foi chamado pra fazer uma mesa de negociação.”

Está marcada para esse sábado (25) uma assembleia da categoria, às 10h na Estação Central, na Praça da Estação, onde toda categoria irá definir os próximos passos do momento grevista.

Prejuízos

Iniciada em 14 de fevereiro, a greve dos metroviários provocou prejuízos de R$ 6 milhões à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que divulgou um balanço sobre os impactos do movimento grevista nesses primeiros 10 dias.

As estações foram fechadas às 20 horas do dia 14 de fevereiro, uma terça-feira, e permaneceram fechadas, inclusive durante todo o Carnaval.

De acordo com a CBTU, em 2020, 800 mil pessoas utilizaram os serviços do metrô em Belo Horizonte e Contagem, na região metropolitana. Somente na estação Central, localizada na praça da Estação, na capital mineira, 150 mil pessoas passaram pelas catracas do metrô.

A Itatiaia entrou em contato com o Governo Federal e a CBTU e aguarda retorno.

Formado em jornalismo pela PUC Minas, foi produtor do Itatiaia Patrulha e hoje é repórter policial e de cidades na Itatiaia. Também passou pelo caderno de política e economia do Jornal Estado de Minas.