Um dia tranquilo em um sítio de Mateus Leme, na região metropolitana de Belo Horizonte, acabou se transformando em uma experiência quase traumática para uma família mineira. Registrando imagens de um tucano, o grupo acabou se surpreendendo quando o animal atacou um ninho de pássaros e um filhote.
O registro, publicado pela terapeuta ocupacional Carina Araújo Coelho, de 25 anos, já acumula mais de um milhão e meio de visualizações no Twitter e meio milhão no TikTok. A gravação chocante foi registrada ainda em novembro de 2022 durante uma reunião familiar. “Foi a primeira vez que apareceu um tucano lá e, como é um animal muito bonito, eu pedi que o meu namorado gravasse”, contou Carina.
A experiência foi de admiração para choque quando a família percebeu o que estava acontecendo na cena. “Não dava para ter dimensão. A gente achava que ele estava pegando as comidinhas, mas começou a entender que ele estava destruindo o ninho, até pegar um filhote de passarinho. Uns começaram a gritar, chorar, até rir de nervoso. Ficamos meio traumatizados”, relatou.
“Esse evento foi o assunto do final de semana inteiro. Nós ficamos o dia inteiro falando disso meio traumatizados, mas depois conseguimos rir da situação e principalmente da nossa reação. Porque, por mais chocante para a gente, faz parte da natureza”, disse a terapeuta ocupacional.
Viral no TikTok
O caso do tucano virou assunto entre a família de Carina, mas o vídeo tinha ficado esquecido até esta quarta-feira (3), quando a terapeuta ocupacional pensou em publica-lo. “Eu perguntei para as pessoas que aparecem no vídeo se eu poderia pôr no TikTok, colocar a voz do Galvão, que é uma ferramenta do aplicativo, e aí todo mundo brincou dizendo que ninguém ia ver a gente”, relembrou.
Mesmo sem intenções de viralizar, o vídeo logo foi tomando proporções cada vez maiores e pegou Carina de surpresa com o engajamento. “Eu postei na hora que fui dormir e começou a aparecer um monte de gente compartilhando e acho que se identificando com o choque de descobrir que o tucano não come só plantinhas, né? Ele também come animais”, contou.
A experiência que surpreendeu a família de Carina é um hábito comum do animal, que é uma espécie onívora, ou seja, capaz de metabolizar diferentes tipos de alimento e que, por isso, mantém uma dieta alimentar quase irrestrita, que inclui frutas, insetos e pequenos animais. Grandes predadores na natureza, o bico característico dos tucanos serve como ferramenta para ajudar os animais a saquear ninhos de outras aves para roubar ovos e filhotes.