Protetores de animais de Belo Horizonte e região metropolitana estão denunciando o abandono em massa de animais na antiga Estrada do Sanatório, na região Norte de BH. Segundo a responsável pelo projeto Amor a Quatro Patas, Joyce Mendes, cães e gatos são diariamente abandonados no local, muitos após sofrerem agressões.
“Infelizmente o abandono na Estrada do Sanatório sempre existiu, mas em quase 3 anos de existência do nosso projeto, o abandono vêm aumentando bastante! Já resgatamos em torno de 30 animais, fora os que foram resgatados e vieram à óbito. Tem animalzinho tão debilitado que a gente resgata só para dar um conforto e ele não morrer à míngua”, conta a ativista, que também trabalha como corretora de vendas.
Joyce ainda explica que a falta de iluminação e policiamento no local propicia o aumento de casos de abandono de animais. Por isso, ela reivindica da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) a melhora da segurança na antiga Estrada do Sanatório.
“A Estrada não tem policiamento e é totalmente ermo. A gente pede que seja colocado olho vivo, que tenha mais fiscalização, ronda na estrada e iluminação. Porque, além do abandono de animais, lá também é feito de bota fora, muito lixo por toda estrada e até desova de corpos”.
Adoção e ajuda
Para quem quiser ajudar o projeto Amor a Quatro Patas ou adotar um animal que foi abandonado, Joyce orienta que deve entrar em contato com a equipe do projeto pelas redes sociais.
“Nós usamos nossa rede social para buscar ajuda para esses animaizinhos. Já conseguimos ajuda de outras pessoas que vieram e resgataram para ajudar! Porque a demanda é enorme”.
A protetora explica que os animais resgatados recebem cuidados veterinários, são vacinados, vermifugados e castrados antes de serem colocados para a adoção. Até conseguirem uma nova família, eles ficam em lares temporários de pessoas parceiras do projeto.
“Na nossa página de Instagram @amoraquatropatas2 tem um destaque dos animais que estão disponíveis para adoção! A pessoa que tiver interesse entra em contato conosco para entrevista e assinatura do termo de responsabilidade”.
Posicionamento da Prefeitura de Belo Horizonte
Por meio de nota, a Prefeitura de Belo Horizonte relembrou que “o abandono e maus tratos de animais é crime e deve ser denunciado à Delegacia Especializada de Investigação de Crimes Contra a Fauna de Minas Gerais”.
Além disso, a PBH afirmou que “o Centro de Controle de Zoonoses realiza o recolhimento de animais soltos nas vias sem tutores próximos” e que “o pedido para recolhimento de animais soltos nas vias públicas deve ser feito através dos telefones 3277-7411 ou 7413".
Sobre a situação da antiga Estrada do Sanatório, a PBH informou que “a Guarda Civil Municipal realiza patrulhamento preventivo em toda a cidade, incluindo a região da Estrada do Sanatório, para evitar crimes” e que “há um projeto para a instalação de sistema de vídeo monitoramento inteligente (cercamento eletrônico) na via para identificação e responsabilização dos infratores”.