Ouvindo...

Prefeitura de Congonhas contrata escolas particulares para zerar fila em creches

Executivo vai assinar termo de credenciamento para que escolas particulares recebam 250 crianças nas creches, zerando a fila de espera em Congonhas para 2023

Demanda de vagas em creches de Congonhas será totalmente atendida pela prefeitura

A prefeitura de Congonhas, na região Central de Minas, vai contratar escolas particulares para zerar a fila de espera por creches no município em 2023. Segundo o executivo, pais que ainda não tiveram vagas designadas serão atendidos por essas instituições.

Um cadastro prévio já foi feito e encerrado, contabilizando 250 vagas, além das mais de 500 já atendida no município. Após deslocamento para as unidades credenciadas, 100% da demanda passa a ser atendida. O termo de credenciamento dessas escolas particulares será assinado nesta quinta-feira (26).

De acordo com o prefeito de Congonhas, Dr. Cláudio Antônio de Souza (MDB), as instituições que já se encaixam nas normas exigidas para adequação de espaços, ou que estão em processo de adequação, serão credenciadas.

Não há um número exato de escolas, mas o prefeito acredita que todas em condições ideais serão credenciadas. Essa contratação contará com investimento anual de R$ 5,2 milhões do município. A partir da publicação do edital nesta quinta, as instituições já poderão se credenciar.

“Entendemos que há um benefício muito grande tanto para as crianças como para as famílias. Os pais saberão que os filhos estão com uma instituição credenciada, fiscalizada, e que atende às normas adequadamente. E ainda ficarão livres, de alguma forma, para se dedicarem ao mercado de trabalho. Além disso, inserimos entidades privadas em uma política pública, de forma a não gerar distinção entre a creche privada e a creche pública, e no futuro, teremos harmonia entre os dois seguimentos”, destacou Dr. Cláudio.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) conta com três creches, que atendem crianças de 0 a 5 anos; e um Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei), para crianças de 3 a 5 anos. A demanda no Cemei, segundo o prefeito, é 100% atendida no município, mas outras medidas podem ser tomadas conforme o passar do tempo.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.