O Sindicato dos Rodoviários de Belo Horizonte decidiu por não dar continuidade à greve após reunião realizada na tarde desta quinta-feira (19) com o Ministério Público do Trabalho e empresas de ônibus. As partes conseguiram chegar a um acordo e, por isso, não terá mais greve de ônibus.
Segundo a categoria, ficou acertado que os trabalhadores do transporte coletivo irão receber retroativo a partir de outubro de 2022, com um reajuste de 8,2%. Além disso, foi atendida a reivindicação do recebimento do ticket nas férias e o pagamento de um abono salarial.
O Sindicato dos Rodoviários também solicitou que as empresas não descontassem dos trabalhadores o dia parado, relacionado ao movimento grevista e que não houvesse nenhuma retaliação a categoria. A reportagem da Itatiaia procurou o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setra-BH) e ainda aguarda retorno.
Entenda reivindicações
Motoristas de ônibus realizaram uma greve durante parte da última segunda-feira (16), reivindicando reajuste salarial, retorno do tíquete alimentação no período de férias e mudança de profissionais por intervalo.
A paralisação foi convocada na última sexta-feira (13) e se manteve apesar do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) ter acatado o pedido de reajuste em audiência na noite deste domingo (15). Às 10h de segunda-feira, entretanto, ocorreu uma nova tentativa de mediação e greve foi suspensa temporariamente.