A cratera de quase 5 metros de profundida que tinha se aberto na av. Cardeal Eugênio Pacelli na última terça-feira (19) foi fechada e o trânsito da avenida em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, foi liberado após mais de dois dias interditado. O buraco estava em uma marginal da avenida, no sentido Betim, perto da praça da Cemig e quase no encontro com a rodovia Fernão Dias, entre os bairros Cidade Industrial e Inconfidentes.
No dia que a cratera se abriu, a Prefeitura de Contagem explicou que estava fazendo uma sondagem para identificar o motivo do buraco ter se aberto.
“A erosão está com quase cinco metros de altura e está aqui a COPASA, DNIT e a Secretaria de Obras de Contagem para identificar a causa da erosão. A gente agora está fazendo a sondagem porque identificamos uma água, tipo de mina, no fundo da erosão. A COPASA vai fazer a análise e a gente vai ter que identificar a origem dessa mina para poder fazer a drenagem adequadamente.” explicou a Coordenadora de obras da subsecretaria de obras e manutenção de Contagem, Evandra Laine Vieira Santos.
Além disso, a prefeitura afirmou que os reparos necessários serão executados pelo município mas que, se o problema tiver origem no sistema da Copasa, “a companhia deverá assumir a responsabilidade pela manutenção e o Dnit realizará o trabalho final de fechamento da vala”.
Informações do repórter Gustavo Cícero