Ouvindo...

Greve de ônibus em BH: estações Barreiro e São Gabriel são fechadas

Entre as reivindicações dos motoristas estão aumento de salário de 8,2% e de concessão de tíquete-refeição nas férias e volta de abono

Estação Diamante, também no Barreiro, funciona parcialmente

A Estação São Gabriel, na região Nordeste de Belo Horizonte, e a Estação Barreiro, foram completamente fechadas na manhã desta segunda-feira (16). A Itatiaia verificou que as estações Vilarinho e Pampulha funcionam parcialmente, assim como a Diamante.

Leia também:

Estação São Gabriel é fechada; Vilarinho, Pampulha e Diamante funcionam parcialmente
Greve de ônibus em BH: veja opções pra chegar ao trabalho
Greve de ônibus em BH: preços das corridas de Uber devem aumentar muito; entenda

Motoristas de ônibus fazem greve para reivindicar reajuste salarial, retorno do tíquete alimentação no período de férias e mudança de profissionais por intervalo.

Passageiros enfrentam grandes filas na Estação Diamante. Por lá, até às 6h30, todas as linhas circulavam. Entretanto, na bilheteria, os trabalhadores foram informados sobre o número reduzido de viagens e que o serviço pode parar a qualquer momento.

Greve divide opiniões de passageiros

"É uma causa justa. Hoje, o motorista está fazendo duas funções e ganhando uma só. Isso sem falar nas condições precárias, ônibus lotados e com defeitos”, disse Rogério José Borges, que aguardava um ônibus na Estação São Gabriel.

Já Júnior Flávio precisou voltar para casa. “Isso é um absurdo! A gente precisa trabalhar. Fiquei sabendo só por alto! O aplicativo de táxi é muito mais caro, complica”, reclamou.

A paralisação

A paralisação foi convocada na última sexta-feira (13), e apesar do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) ter acatado o pedido de reajuste em audiência na noite deste domingo (15), a greve está mantida. Às 10h de segunda-feira acontece uma nova tentativa de mediação.

Fabiano Frade é jornalista na Itatiaia. Cobre as pautas de cidades e geral, com dedicação especial à Central de Trânsito. Antes da rádio de Minas, passou pela Rádio Band News FM e também pela BTN, onde cobriu o trânsito para várias rádios de BH e Brasília.
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.