Motoristas de ônibus de Belo Horizonte começaram, nesta segunda-feira (16), a greve para reivindicar reajuste salarial, retorno do tíquete alimentação no período de férias e mudança de profissionais por intervalo.
A Estação São Gabriel, na região Nordeste de Belo Horizonte, foi completamente fechada. A Itatiaia verificou que as estações Vilarinho e Pampulha funcionam parcialmente, assim como Barreiro e Diamante - com no máximo 70% da frota.
Leia também:
Matheus Rodrigues Mateus chegou na Estação São Gabriel cedo para ir ao trabalho. “Trabalho na Avenida Afonso Pena e fiquei receoso. Algumas pessoas estão conseguindo pegar o ônibus, mas tá demorando demais. Porém, não sabemos como vai ser a volta para casa”, disse
Mais cedo, um agente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) informou que, aproximadamente, 15% dos Move estariam circulando na São Gabriel. Entretanto, por volta das 6h, o local foi totalmente fechado.
“Disseram que não vai sair mais nenhum ônibus, o último foi às 6h. É uma causa justa. Hoje, o motorista está fazendo duas funções e ganhando uma só. Isso sem falar nas condições precárias, ônibus lotados e com defeitos”, informou Rogério José Borges.
Júnior Flávio decidiu voltar para casa. “Isso é um absurdo! A gente precisa trabalhar. Fiquei sabendo só por alto! O aplicativo de táxi é muito mais caro, complica”, reclamou.
Claudinei Nunes Claudinei trabalha em um quiosque de lanches na Estação Gabriel e está preocupada com o prejuízo. “A gente não achou que seria dessa maneira. Fui pega de surpresa”, pontuou.
Passageiros enfrentam grandes filas na Estação Diamante, no Barreiro. Por lá, todas as linhas circulavam até às 6h30. Na bilheteria, os trabalhadores são informados sobre o número reduzido de viagens e que o serviço pode parar a qualquer momento.
Sobre a paralisação
A paralisação foi convocada na última sexta-feira (13), e apesar do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) ter acatado o pedido de reajuste em audiência na noite deste domingo (15), a greve está mantida. Às 10h de segunda-feira acontece uma nova tentativa de mediação.