Ouvindo...

BH tem previsão de pancadas de chuva forte neste sábado (14)

Defesa Civil renovou o alerta de risco geológico até a próxima segunda-feira (16)

Temporal da madrugada faz Defesa Civil emitir alerta de transbordamento de córregos em BH.

A chuva continua neste fim de semana. Neste sábado (14) a previsão indica que o dia será de céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva fortes em Belo Horizonte.

As tempestades ainda podem ser acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, principalmente a partir da tarde. A temperatura mínima foi de 18 °C. A máxima estimada é de 28 °C.

Leia também:
Temporal da madrugada faz Defesa Civil emitir alerta de transbordamento de córregos em BH

Até hoje, nas regiões Barreiro e Centro-Sul já choveu mais do que a média histórica de janeiro, que é de 330,9 milímetros. Já em Venda Nova, na Pampulha e nos bairros da região oeste o acumulado de chuvas está bem próximo da média esperada para o mês.

Por isso, a Defesa Civil renovou o alerta de risco geológico até a próxima segunda-feira (16). Recomenda-se especial atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.

Em Minas

O céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Central Mineira, Triângulo Mineiro/Alto Parnaíba e Sul/Sudoeste. Nas demais regiões, o deve céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Mais da metade dos municípios de Minas Gerais está sob alerta para chuvas intensas até a manhã de hoje. Segundo comunicado emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), s ão 747 cidades envolvidas, em praticamente todas as regiões do Estado.

O órgão prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h, ou entre 50 e 100 mm em um dia. Além do volume de chuvas, podem ser registrados ventos de até 100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

(com informações de Gustavo Cícero)

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.