Ouvindo...

Chuvas devem diminuir nesta semana em Minas Gerais

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte a previsão é de mais chuva

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte a previsão é de mais chuva

A chuva não dá trégua em Minas Gerais, mas a expectativa é de menos volume para esta semana, em comparação a semana passada, em todo o estado. Segundo a Defesa Civil Estadual, apesar da redução do volume, a chuva vai continuar, especialmente na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em Belo Horizonte, a previsão para esta terça-feira (10) é de pancadas de chuva.

Quem explica é o chefe da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Sandro Corrêa.

“Os modelos meteorológicos que nos foram apresentados nesta semana evidenciam chuvas por todo o estado de Minas Gerais. No entanto, com menor volume em relação às ocorridas na semana passada. Com destaque para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, região Central, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Triângulo Mineiro.”

Até agora, 10.662 pessoas estão desalojadas, 1.935 estão desabrigada e 18 pessoas perderam a vida por causa dos temporais.

Previsão para Belo Horizonte

Nesta terça-feira (10) a previsão para Belo Horizonte indica que o dia será de céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva, acompanhadas de trovoadas isoladas e rajadas de vento ocasionais. A temperatura mínima nas primeiras horas do dia foi de 17°C, a máxima estimada é de 28°C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 55% à tarde.

Outras regiões

Áreas de instabilidade que atuam sobre o Brasil Central e Sudeste, mantém grande nebulosidade e condições favoráveis para pancadas de chuva ao longo do dia, principalmente nas regiões Centro-Sul e Oeste mineiro, nesta terça-feira (10). Haverá com muita nebulosidade, com momentos de mormaço ou abertura de sol, seguidos de pancadas de chuva em grande parte de Minas Gerais.

Nas faixas Norte e Leste, maior variação de nebulosidade com as típicas pancadas de verão ocorrendo preferencialmente a partir da tarde.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022
Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.