Balanço da prefeitura de Governador Valadares, região do Vale do Rio Doce, divulgado na tarde desta segunda-feira (9) aponta que 60 pessoas estão desabrigadas e foram realocadas para abrigos municipais. A previsão é de que o nível do rio continue subindo e chegue aos 3,60 metros, na régua do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), até o fim da tarde de hoje.
O município ainda não decretou situação de emergência. Mais cedo, o Rio Doce transbordou e alagou vários pontos da cidade. Caminhões estão sendo usados para auxiliar moradores a transportarem móveis e outros bens. A orientação é para que a população fique atenta aos canais oficiais da Prefeitura e, em caso de necessidade, acione a Defesa Civil pelo telefone 199.
Leia mais:
Na medição divulgada às 11h de hoje (9), o nível do rio estava em 3,16 m na régua do SAAE. Na medição feita pela CPRM, que usa uma régua em uma área mais profunda do rio, o nível do Doce era de 4,81 m às 11h15.
Ruas alagadas
Algumas ruas dos bairros Jardim Alice, São Pedro e Santa Rita, foram alagadas após a cheia do Rio Doce. Parte da área da Antiga Feira da Paz, local usado como ponto de pouso dos pilotos de voo livre, também foi inundada.
A Defesa Civil da cidade informou, ainda no domingo (08), sobre o risco de uma possível enchente na cidade. Um carro de som percorreu ruas de Valadares, nas áreas historicamente atingidas pelas cheias, informando aos moradores sobre os riscos e a necessidade da vigilância e tomada de medidas de precaução.