A situação no
Morro da Forca, em Ouro Preto, na região Central de Minas, ainda inspira cuidados e grande atenção da Defesa Civil Estadual. Na madrugada deste sábado (7), parte da terra que compõe o morro deslizou em decorrência das chuvas, atingindo inclusive um gradil de proteção. Não há informações sobre feridos.
A Polícia Militar e a Guarda Municipal
interditaram vias ao redor do morro, tanto para trânsito de veículos como de pessoas. “Nós orientamos aos moradores de Ouro Preto que evitem passar pela Praça da Estação nesse momento, pelo menos até a estabilização, e que encontrem outras rotas alternativas”, destacou Juscelino Gonçalves, secretário de Defesa Social do município.
A primeira análise, segundo o órgão, é de que a situação é “preocupante”, esclarecendo que “uma grande placa se desprendeu e se encontra apoiada em uma porção instável da encosta”. Geólogos e engenheiros estão no local, onde fazem monitoramento com sobrevoo de drone para avaliação de potenciais riscos.
“O Governo de Minas Gerais, por meio da Defesa Civil, está atento às intercorrências do período chuvoso e atua na proteção do povo mineiro”, finalizou o órgão em comunicado.
Em janeiro do ano passado, um
grande deslizamento de terra no local destruiu um casarão histórico do município. Dois imóveis foram atingidos, e a cena foi flagrada por moradores em vídeo.