Ouvindo...

Morro da Forca: trânsito é fechado após risco de placa de terra se soltar

Geólogo alerta para risco da placa se desprender durante a chuva prevista para a cidade

Placa de terra está apoiada em porção instável

A Polícia Militar (PM) e a Guarda Municipal fecharam o trânsito, na manhã deste sábado (7), no entorno da rua Diogo de Vasconcelos, onde fica o Morro da Forca, em Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais. No local, uma faixa de terra começou a descer, além de pedras e detritos, o que requer atenção. Além disso, há possibilidade de soterramento do rio que passa pelo entorno e de uma placa de terra se desprender. Em janeiro do ano passado, um grande deslizamento de terra no local destruiu um casarão histórico do município.

O secretário de Defesa Social do município, Juscelino Gonçalves, explica que a pasta foi acionada pelas forças de segurança que estão de plantão na Praça da Estação e por populares, que perceberam que o Morro da Forca começou a apresentar sinais de deslizamento.

“A princípio, nós entendíamos que era uma massa de terra solta, mas a Defesa Civil, com seus geólogos e engenheiros, está aqui no momento com sobrevoo de drone para uma melhor avaliação. Já entendemos que há um risco maior de deslocamento de massa de terra e, por conta disso, a via foi completamente interditada”, disse.

Por isso, a recomendação é que a população não transite pelo local. “Nós orientamos aos moradores de Ouro Preto que evitem passar pela Praça da Estação nesse momento, pelo menos até a estabilização, e que encontrem outras rotas alternativas”, destacou.

“Estamos terminando a nossa avaliação e, logo em seguida, oferecemos mais informações sobre o que está sendo feito aqui pelos técnicos da Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros”, acrescentou.

Na rua Padre Rolim, as autoridades locais notaram deslocamentos de matacões, rochas e terra. “Há uma saturação do solo com bastante infiltração de água, o lençol freático se apresenta mais ativo nesse momento e é importante também essa interdição da via, estamos avaliando. Iremos pra lá nesse momento e a partir dessa nova avaliação do dia de hoje, nós teremos então uma interdição completa da via ou mesmo uma outra intervenção que seja necessária”.

Leia também:

‘Situação preocupante’

Após sobrevoos de drone, Charles Murta, geólogo da Defesa Civil, constatou que a situação é preocupante no Morro da Forca. “Fizemos uma análise prévia da situação, que é realmente preocupante e complicada e que justifica a interdição completa da via, inclusive, da avenida Vitorino Dias e Pacífico Homem, porque uma grande placa se desprendeu e se encontra apoiada em uma porção instável da encosta de modo”, explicou.

Segundo ele, as chuvas previstas são “gatilhos” para que o bloco se desprenda e atinja a via. “A situação realmente requer muita atenção aqui no local”.

Na rua Padre Rolim, os geólogos ainda vão avaliar a situação. No entanto, segundo Charles, “a probabilidade de interdição total é grande”.

Com informações de Isabela Vilela

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.