Notícias

Vídeo: Morro da Forca desmorona, em Ouro Preto, e destrói casarões no centro histórico

Cenas impressionantes filmadas por moradores mostram o exato do momento da queda

Por Leonardo Gimenez* e Chiara Ribeiro, 13/01/2022 às 10:14
atualizado em: 13/01/2022 às 19:17

Texto:

Foto: Neno Viana/PMOP e Redes sociais/Reprodução
Neno Viana/PMOP e Redes sociais/Reprodução

Moradores registraram o exato momento do deslizamento do Morro da Forca

Imagens impressionantes mostram o exato momento de um deslizamento de terra na manhã desta quinta-feira (13), próximo ao centro histórico de Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais.

Nas imagens, é possível ver que dois casarões ficaram completamente destruídos após serem atingidos pelo deslizamento do chamado Morro da Forca. Moradores que registraram as cenas saíram correndo do local.

A Defesa Civil informou que não houve vítimas. O órgão chegou ao local momentos antes do deslizamento e conseguiu evacuar a área. "Recebemos um telefonema [informando] que tinha um indício de um deslizamento. Imediatamente deslocamos para o local, evacuamos as pessoas que estavam no ônibus, próximas ali paradas, pedimos apoio a Guarda Municipal e 15 minutos depois veio abaixo boa parte do Morro da Forca. Tem um depósito de uma loja ali e também um casarão do século 18 da prefeitura que veio abaixo. Não tem como acessar o local, mas acreditamos que ele foi todo destruído", explica Neri Moutinho, gerente da Defesa Civil da cidade.

A informação é que há mais uma trinca e pode descer mais terra. Caso isso ocorra, o Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) corre risco de ser atingido. A gerente do centro, Júnia Fagundes, disse que a Defesa Civil autorizou os funcionários tirarem alguns materiais emergenciais do local. Além da chance de ser atingido pelo Morro da Forca, há ainda o risco de deslizamento de outro morro que fica atrás do prédio. 

Júnia informou que mais cedo o morro que fica atrás do local deslizou um pouco e houve tremor. Ainda não se sabe se teve abalo na estrutura do centro. O prédio será vistoriado pela Defesa Civil e ficará fechado até que se saiba a situação do local.

Segundo a Defesa Civil, tratava-se de edificações com patrimônio tombado.

Conforme o Corpo de Bombeiros, há uma instabilidade do talude. Se houver outro desmoronamento, há a possibilidade de um hotel e um restaurante serem atingidos. 

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar atendem a ocorrência. A Defesa Civil Municipal também está no local para realizar uma nova vistoria na área. A Defesa Civil Estadual é aguardada no local. 

Todos os moradores nos arredores do Morro da Forca foram evacuados. 

A Prefeitura de Ouro Preto foi procuradas pela Itatiaia e estamos aguardando um posicionamento sobre o caso.

*Estagiário sob supervisão de Pedro Rocha Franco.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    O apresentador Thiago Reis, e o comentarista Edu Panzi, entrevistam personalidades do esporte e analisam os acontecimentos do futebol. Inscreva-se no canal da Itatiaia no You...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Substituto de Fábio tirou foto com o amigo Gomes, que jogou no Cruzeiro nos anos 2000 #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/rafael-cabral-novo-goleiro-do-cruzeiro-s...

    Acessar Link